Mural

Blog dos correspondentes comunitários da Grande SP

 -

Blog é escrito por correspondentes comunitários --em sua maioria estudantes ou já formados em jornalismo, mas, sobretudo, interessados em contar o que se passa na região em que moram, na periferia da Grande SP.

Perfil completo

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Jovens lançam revista sobre o Capão Redondo

Por imoi

Por Dalton Assis e Francine Mantovani

 

Centenas de sorrisos que mal cabiam nos rostos daqueles jovens. Foi assim, o lançamento da primeira edição da revista Zzine, produzida por jovens entre 14 e 22 anos na oficina de jornalismo da ONG Casa do Zezinho no sábado, 10/3.

Na abertura do evento, os fundadores da casa, Dagmar Garroux (Tia Dag, como é conhecida por todos da instituição) e seu marido Saulo Garroux, falaram do orgulho em ver a garotada empenhada em produzir uma revista que fala sobre a realidade deles e também sobre a importância do trabalho para a comunidade.

Tia Dag lembrou que, no inicio, a oficina tinha apenas cinco interessados inscritos. “Comecei com 12 crianças e hoje são mais de 1.200 crianças e jovens que passam por aqui diariamente”, afirma. Para ela, é assim que tudo começa: aos poucos.

Mateus Oliveira da Silva,19, repórter da Zzine, define o lançamento da primeira edição como  um momento de superação alcançado com trabalho duro e empenho de toda equipe, “não só em fazer a revista como também em enfrentar o preconceito do público, que poderia achar que uma revista feita por  jovens da periferia não pode ser de qualidade”.

As jornalistas Nina Weingrill, 26, e Amanda Rahra,31, coordenadoras do projeto, reforçam a importância da revista. “A Zzine é uma plataforma para os jovens se expressarem”, diz Amanda.

A revista Zzine será trimestral com tiragem de 5 mil exemplares, distribuídos gratuitamente em escolas públicas e para a comunidade moradora da região do Capão Redondo, zona sul de São Paulo.

Mais informações no blog da revista: http://revistazzine.wordpress.com/

Dalton Assis, 24, é correspondente do Capão Redondo.
@daltonassis
dalton.mural@gmail.com

Francine Mantovani, 28, é correspondente da Pedra Branca.
@franmantovani
francine.mural@gmail.com

 

Blogs da Folha