Mural

Blog dos correspondentes comunitários da Grande SP

 -

Blog é escrito por correspondentes comunitários --em sua maioria estudantes ou já formados em jornalismo, mas, sobretudo, interessados em contar o que se passa na região em que moram, na periferia da Grande SP.

Perfil completo

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Em bairro da zona norte, postes ficam fora das calçadas

Por Blog

Por Aline Kátia Melo

Na rua Portal II, no bairro de Jova Rural, zona norte de São Paulo, alguns postes estão na rua e não nas calçadas.

O bairro foi asfaltado no ano 2000. Por conta disso, algumas calçadas ficaram curtas, já que as casas ocuparam o espaço primeiro, algumas de forma desordenada. Assim, os postes foram colocados na rua.

“Alguns postes daqui parecem até improvisados assim como a própria Jova foi um bairro que começou no improviso”, diz o estudante Washington Lopes (34).

“Não tem como os pedestres caminharem por algumas calçadas pela falta de espaço e, consequentemente, são obrigados a caminhar pela rua, correndo risco até de atropelamento. Mas, de quem é a culpa? Da companhia de energia elétrica? Da prefeitura? Dos moradores?”, questiona a estudante Viviane Rodrigues (24).

Postes ficam depois das calçadas, já na rua

“O Estado praticamente não alcança as zonas periféricas e, quando aparece por aqui, é de uma forma capenga e mal executada. Só na época de eleições é que nossos administradores se lembram um pouco mais de nós, de resto, o melhor é abraçarmos os postes para não sermos atropelados”, conclui Washington.

Na região da rua Portal II, todos os postes são de madeira. Alguns são usados até para propagandas dos comércios locais com pinturas e cartazes.

“Por ser uma região de periferia, a prefeitura não se importa com os problemas vividos pela população e deixou os moradores ultrapassarem o limite de construção de suas casas invadindo as calçadas, o jeito foi instalar os postes na rua”, justifica Viviane.

No dia 29/3, abri um protocolo no site da Prefeitura de São Paulo no SAC (Serviço de Atendimento ao Cidadão). Até hoje não obtive resposta.

O site da Eletropaulo mostra que a responsabilidade pela iluminação pública é da Prefeitura do Município de São Paulo. A ouvidoria da Eletropaulo respondeu por email que a manutenção na iluminação das vias públicas na capital é realizada pela Ilume, Departamento de Iluminação Pública também da Prefeitura de São Paulo.

A Ilume respondeu que postes de madeira eram responsabilidade da Eletropaulo. Por telefone, a Eletropaulo disse que, para pedir a remoção de um poste, é necessário solicitar o serviço pessoalmente em uma das lojas.

 

Aline Kátia Melo, 28, é correspondente da Jova Rural.
@alinekatia
alinekatia.mural@gmail.com

Blogs da Folha