Mural

Blog dos correspondentes comunitários da Grande SP

 -

Blog é escrito por correspondentes comunitários --em sua maioria estudantes ou já formados em jornalismo, mas, sobretudo, interessados em contar o que se passa na região em que moram, na periferia da Grande SP.

Perfil completo

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

A difícil vida do Esporte Clube José Bonifácio

Por izabela moi

Por Tatiane Carvalho

 

Carregar o título de “país do futebol” não é garantia, sequer, de subsistência para os times da várzea. Prova disto são as dificuldades enfrentadas pelo Esporte Clube José Bonifácio, time do bairro homônimo, situado no subdistrito de Itaquera, na zona leste da capital paulista.

 

Com 32 anos de atividade intermitente, foi com a implantação da escolinha de futebol, há seis anos, que o clube se firmou e tem interagido com maior intensidade junto à comunidade.

 

Por meio de treinos diários, matinais e vespertinos, o projeto recebe aproximadamente 50 garotos entre 10 e 16 anos. “Tem dia que o campo não tem condição, mas a molecada vem jogar”, relata satisfeito Heleno Aparecido da Mata, 70, um dos fundadores da equipe.

 

 

Todo o trabalho só é possível com a participação de voluntários. “A gente toca esse projeto aqui na raça, porque não tem apoio de ninguém. Um dos que abraçou esta causa foi o Gilberto”, destaca Heleno, referindo-se a Gilberto Roque da Silva Pereira, 31, árbitro de futebol profissional e atual treinador dos meninos.

 

“Mesmo não tendo condições de comprar o uniforme, o menino pode continuar frequentando os treinos e também vai para o jogo”, afirma o treinador.

 

Tatiane Carvalho, 34, é correspondente de Itaquera.
@TatiCarvalho77
taticarvalho.mural@gmail.com

Blogs da Folha