Mural

Blog dos correspondentes comunitários da Grande SP

 -

Blog é escrito por correspondentes comunitários --em sua maioria estudantes ou já formados em jornalismo, mas, sobretudo, interessados em contar o que se passa na região em que moram, na periferia da Grande SP.

Perfil completo

Publicidade
Publicidade

Em ano de eleições municipais, reunião de moradores atrai assessores de pré-candidatos

Por izabela moi

Por Vander Ramos

 

Durante cinco meses, a reportagem do Mural acompanhou várias reuniões dos conselhos comunitários de segurança, gestores das unidades básicas de saúde, gestor do hospital Tide Setubal, associações de moradores, conselhos regionais do meio ambiente, além de outros encontros de moradores nos bairros de São Miguel Paulista, Itaim Paulista e Guaianases, no extremo leste da capital paulista.

Em janeiro e fevereiro, os encontros contavam com pouca participação popular. Em geral,10 a15 pessoas compareciam às reuniões comunitárias. A falta de divulgação é a maior dificuldade para reunir os moradores em torno do debate de um assunto.

A partir de março, a reportagem notou um aumento no número de participantes nas reuniões.  O “fenômeno” foi causado pelo aumento da participação de correligionários e/ou assessores dos possíveis candidatos nas eleições municipais de outubro.

 

Reunião Conselho Comunitário de Segurança da Vila Jacuí

 

Nos encontros dos conselho comunitário de segurança (Consegs), a participação dos assessores sempre foi rara. “Antes aparecia um ou outro assessor, mas ficava pouco tempo. Agora, eles aparecem em massa e sempre são anunciados como assessor do vereador tal e tal”, comenta o comerciante Luiz Souza, 44, em Guaianases.

 

Reunião do Conselho Comunitário de Segurança São Miguel

 

 

Na renovação da diretoria do Conseg do distrito de Vila Jacui, em 30/5, cerca de 16 pessoas participaram da reunião. Dentre os participantes oito apresentaram-se como assessor ou correligionário de algum vereador.

“Um vereador convida várias pessoas a participar das reuniões e assim destaca seu nome no encontro”, diz o empresário Carlos José Barbosa, 34.

 

Reunião comunitária dos moradores no entorno do campo do Tossan, Itaim Paulista

 

Outro exemplo foi a reunião dos moradores no entorno do campo de Tossan FC, onde os moradores reivindicavam à subprefeitura do Itaim Paulista a retomada imediata das obras de construção do Centro Educacional e Esportivo do Itaim Paulista.  O encontro, que aconteceu no início de abril, reuniu 24 pessoas _11 delas se apresentaram como assessor de algum vereador ou deputado.

“Tem alguém representando algum vereador aqui?” foi a expressão mais ouvida pela reportagem nos encontros comunitários nos últimos meses.

 

Reunião comunitária na Vila Itajuíbe, no Itaim Paulista

 

Vander Ramos, 51, é correspondente do Itaim Paulista.
@vander521
vander.mural@gmail.com

 

 

Blogs da Folha