Mural promove debate no youPIX sobre o uso da internet por jovens da periferia

Por izabela moi

Por Anderson Meneses e Patrícia Silva

 

Com curadoria do blog Mural, a 11ª edição do youPIX Festival recebe amanhã, dia 3 de julho, às 15h30, a mesa redonda “Os jovens da periferia não são a orkutização da internet”. Será a segunda vez que o Mural participa do evento.

 

Durante os meses de abril e maio, pessoas de todo o Brasil puderam propor atrações para a programação. Foram mais de 200 inscrições, das quais apenas 19 foram selecionadas pelos organizadores para participar da votação popular. As 12 palestras mais votadas subiriam ao palco do youPIX e o debate sugerido pelo Mural foi um dos escolhidos.

 

Com exemplos de sucesso sobre como os jovens da Grande São Paulo usam a rede para se comunicar, a equipe do blog convidou para discussão o jornalista  Joseh Sillva, colaborador da Agência Comunitária de Notícias de M’Boi Mirim e do site Outras Palavras, e o militante da União Popular de Mulheres do Campo Limpo e Adjacência, Thiago Vinícius Paula, que também atua como articulador da Agência Popular Solano Trindade.

 

Além disso, dois correspondentes do Mural vão participar dos debates: Anderson Meneses, que também trabalha no Catraca Livre nas mídias sociais, e Vagner de Alencar, autor do livro “A cidade do Paraíso: há vida na segunda maior favela de São Paulo”.

 

“A periferia se relaciona com a rede como qualquer outra classe social. As pessoas postam o que estão fazendo em suas vidas, o que estão lendo. É como uma conversa em um bar, você discute sobre o seu mundo”, explica Sillva. “Acho sim que ocorre uma banalização, mas acredito também que a internet é um reflexo da vida dos usuários”, complementa.

 

Na primeira participação do blog no youPIX, em 2011, o canal foi um dos cinco finalistas do prêmio Blog Talent Show, promovido pelo evento. Confira aqui. Para acompanhar a mesa de debates do Mural, basta se inscrever aqui.

 

 Anderson Meneses, 21, é correspondente de Pirituba.
@coabitar
andersonmeneses.mural@gmail.com

 

Patrícia Silva, 23, é correspondente do Campo Limpo.
@Patricia_Aps
patriciasilva.mural@gmail.com