Mural

Blog dos correspondentes comunitários da Grande SP

 -

Blog é escrito por correspondentes comunitários --em sua maioria estudantes ou já formados em jornalismo, mas, sobretudo, interessados em contar o que se passa na região em que moram, na periferia da Grande SP.

Perfil completo

Publicidade
Publicidade

Aposentado cria museu virtual de São Miguel Paulista no Facebook

Por Blog

Por Vander Ramos

Para mostrar a história de São Miguel Paulista, bairro da zona leste de São Paulo, o aposentado e ex-cinegrafista Paulo Rogério Coelho, 57, conhecido por Roger Lapan, criou em 2006 um blog para contar as histórias vividas por antigos moradores.

“No início eram 10 ou 20 acessos, mas aos poucos fui ganhando mais adeptos”, diz Lapan.

O grande “boom” de seguidores veio a partir de agosto de 2011, quando Lapan criou um perfil do blog na rede social Facebook. Em um ano a página acumulou mais de 570 mil visitas e quatro mil seguidores.

Primeira linha de ônibus de São Miguel, na década de 50. Percurso ia até o bairro A.E. Carvalho, na zona leste

“Um dia comecei a colocar fotos antigas do bairro para sensibilizar os amigos a lembrar dos tempos dourados de nossa infância. Deu certo e hoje tenho milhares de seguidores que ajudam na formação de um museu digital do bairro na rede social”, comenta Lapan.

“Achei muito legal a página mostrar o lugar onde nasci, pois, até então, eu via somente nas fotos aqui de casa. Chamei minha mãe e ela reconheceu muitas pessoas: achou professores, conhecidos e até parentes. Acho bacana, pois é um jeito mais fácil de encontrar amigos de longas datas.” diz Camila Gouveia, moradora.

Portal de entrada do clube da Nitro Química nos anos 70

A página do Facebook tem mais de 1.600 imagens antigas de São Miguel Paulista, algumas de acervos pessoais de amigos, que contribuem com a formação do maior acervo digital do bairro e região.

“Enviei algumas fotos do álbum de família para serem publicadas no perfil dele, pois achei pessoas e lugares que se encaixam exatamente com a proposta de retorno ao passado. Acredito que fazemos uma troca de conhecimentos com outros membros de nossa comunidade, que não conseguiríamos obter só através de nosso próprio perfil”, comenta a aposentada Neusa Ferreira.

Praça Getúlio Vargas no centro de São Miguel, na década de 50

Laplan planeja criar uma web TV para coletar depoimentos e registrar os lugares antigos de São Miguel antes das transformações imobiliárias. “Assim, deixo registrado e disponível as histórias dos moradores e do bairro para gerações futuras. Seria uma espécie de portal das memórias de São Miguel Paulista”, diz.

Endereços:
https://www.facebook.com/saomiguel.paulistablogspot
http://saomiguelpaulista.blogspot.com.br/

 

Vander Ramos, 51, é correspondente do Itaim Paulista.
@vander521
vander.mural@gmail.com

Blogs da Folha