Mural

Blog dos correspondentes comunitários da Grande SP

 -

Blog é escrito por correspondentes comunitários --em sua maioria estudantes ou já formados em jornalismo, mas, sobretudo, interessados em contar o que se passa na região em que moram, na periferia da Grande SP.

Perfil completo

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Portas automáticas do metrô não funcionam há dois anos na Vila Matilde

Por Blog

Por Leandro Machado

Previstas incialmente para serem entregues em junho de 2010 para evitar o acesso de usuários à via férrea, as portas automáticas da estação do metrô Vila Matilde (zona leste de São Paulo) ainda não funcionam.

Assim como acontece nas estações da nova linha 4-amarela, as portas de vidro deveriam abrir apenas quando o trem parasse na plataforma. Não é o que acontece em Vila Matilde: apesar de instaladas, elas se mantêm sempre abertas, deixando livre o caminho até a via.

“É uma coisa boa ter essas portas. O problema é que elas não funcionam há anos, não entendo. A segurança só existiria se funcionassem direito”, diz o aposentado José Nardo, 70, morador da região.

Portas automáticas foram instaladas, mas não funcionam

Durante os oito meses de instalação em 2010, os usuários da linha 3-vermelha do metrô (Barra Funda-Itaquera) precisavam fazer o percurso entre as estações Penha e Guilhermina-Esperança por um ônibus cedido pela estatal.

“Tive que fazer isso principalmente nos fins de semana, atrapalhava muito”, lembra-se Luan Araújo, 22, estudante e morador de Cidade Tiradentes, também na zona leste.

Em janeiro de 2011, o metrô suspendeu o contrato com a empresa responsável pela instalação, a Trends Engenharia e Infraestrutura, que teve problemas financeiros e por isso atrasou a entrega.

Outras 12 estações da linha ganhariam as portas. O contrato era de R$ 71,4 milhões. Segundo o metrô, a Trends Engenharia foi multada em 10% desse valor.

A previsão da estatal é que as portas entrem em funcionamento em setembro deste ano.

 

Leandro Machado, 23, é correspondente de Ferraz de Vasconcelos
@machadoleandro
leandro.machado@grupofolha.com.br

Blogs da Folha