Mural

Blog dos correspondentes comunitários da Grande SP

 -

Blog é escrito por correspondentes comunitários --em sua maioria estudantes ou já formados em jornalismo, mas, sobretudo, interessados em contar o que se passa na região em que moram, na periferia da Grande SP.

Perfil completo

Publicidade
Publicidade

Moradores do Butantã reclamam da falta de manutenção de córrego

Por Blog

Por Thiago Baltazar

A poucos metros da subprefeitura do Butantã, bairro da zona oeste de São Paulo, há um córrego na avenida Pirajussara que separa a praça Engenheiro Luís Vieira de Carvalho Mesquita.

Os moradores da região se queixam da demora na manutenção em uma das margens do córrego. O lixo fica acumulado, as calçadas esburacadas e não há proteção entre a calçada e o esgoto a céu aberto. “Eu não costumo passar por lá, quando o faço, atravesso a rua”, afirmou o advogado Luís Claudio Okano, 51.

“Nas beiradas não tem segurança nenhuma, a passagem é estreita. Eu acho horrível. Eles [a subprefeitura] retiram os matinhos dos lados, mas têm que canalizar”, disse a professora Heloísa de Fátima Okano, 46, que mora na região há 15 anos.

Segundo ela, o córrego desvaloriza os imóveis, pois está bem na entrada do bairro Jardim Maria do Carmo. Contudo, os próprios moradores discordam da solução mais adequada para o problema.

Margem de córrego no Butantã fica sem manutenção da subprefeitura

O arquiteto e urbanista Valério Luchetti, 59, também morador da região, não acredita que a canalização seja a opção mais interessante. “Canalizar o rio não vai funcionar e vai dar uma condição hostil a um meio que tinha de ser puro e limpo”, afirmou.

Luchetti explicou que o córrego retira da rua a água que os bueiros não dão conta de escoar quando chove forte. “Falta consciência política para cuidar da cidade”.

Ele sugeriu, ainda, que a subprefeitura poderia organizar uma ação entre os moradores para fazer uma limpeza simbólica do rio com o objetivo de ensinar as pessoas a não jogar lixo em esgoto a céu aberto.

Em março deste ano a subprefeitura do Butantã deu início a um projeto para revitalizar sete praças da região. Dentre as melhorias, destacam-se as reformas de pisos, caminhos internos, áreas de estar, lazer e ajardinamentos de ilha asfaltada.

 

Thiago Baltazar, 23, é correspondente do Butantã
@thi_baltazar
thiagobaltazar.mural@gmail.com

Blogs da Folha