Mural

Blog dos correspondentes comunitários da Grande SP

 -

Blog é escrito por correspondentes comunitários --em sua maioria estudantes ou já formados em jornalismo, mas, sobretudo, interessados em contar o que se passa na região em que moram, na periferia da Grande SP.

Perfil completo

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Torres de energia são usadas como varal e balanço em Carapicuíba

Por Blog

Por Mônica Oliveira

Moradores da Vila Caldas, em Carapicuíba, cidade da Grande São Paulo, estão acostumados a transitar entre as torres da Eletropaulo instaladas em frente às suas casas. No local, na avenida Rui Barbosa, há setenta domicílios, segundo o IBGE.

Por falta de muros no terreno da Eletropaulo, as casas foram se amontoando e as torres passaram a fazer parte do ambiente, como se fossem árvores. É comum ver crianças brincando sob elas e até usando as barras para instalar balanços.

Crianças brincam de balanço em torre de alta tensão

“Se oferecesse perigo, estaria tudo cercado, com certeza”, diz o vigilante Amilton Cícero Amorim, 35, enquanto colocava seu filho no balanço pendurado na torre. Para ele, o perigo é só “da placa para cima” [cerca de 10 metros acima do chão].

Aparecida Campos Silva, 63, concorda com o vizinho. “Moro aqui há mais de 30 anos e sempre foi assim. As crianças brincam com sol, com chuva, não tem perigo não”, diz ela.

Moradores usam torre como varal para secar roupas

As torres também servem como varal para secar roupas. “Tudo que é grande a gente pendura aqui: toalhas, tapete, cobertor”, conta Aparecida.

A Defesa Civil de Carapicuíba disse ao Mural que a fiscalização das torres é de responsabilidade da Eletropaulo. A companhia não respondeu aos emails da reportagem. Por telefone, o atendimento ao usuário da empresa informou que há perigo ao se aproximar das torres e que vai apurar a irregularidade na falta de proteção.

 

Mônica Oliveira, 47, é correspondente de Carapicuíba.
@idmonica
monicaoliveira.mural@gmail.com

Blogs da Folha