Torres de energia são usadas como varal e balanço em Carapicuíba

Por Mônica Oliveira

Moradores da Vila Caldas, em Carapicuíba, cidade da Grande São Paulo, estão acostumados a transitar entre as torres da Eletropaulo instaladas em frente às suas casas. No local, na avenida Rui Barbosa, há setenta domicílios, segundo o IBGE.

Por falta de muros no terreno da Eletropaulo, as casas foram se amontoando e as torres passaram a fazer parte do ambiente, como se fossem árvores. É comum ver crianças brincando sob elas e até usando as barras para instalar balanços.

Crianças brincam de balanço em torre de alta tensão

“Se oferecesse perigo, estaria tudo cercado, com certeza”, diz o vigilante Amilton Cícero Amorim, 35, enquanto colocava seu filho no balanço pendurado na torre. Para ele, o perigo é só “da placa para cima” [cerca de 10 metros acima do chão].

Aparecida Campos Silva, 63, concorda com o vizinho. “Moro aqui há mais de 30 anos e sempre foi assim. As crianças brincam com sol, com chuva, não tem perigo não”, diz ela.

Moradores usam torre como varal para secar roupas

As torres também servem como varal para secar roupas. “Tudo que é grande a gente pendura aqui: toalhas, tapete, cobertor”, conta Aparecida.

A Defesa Civil de Carapicuíba disse ao Mural que a fiscalização das torres é de responsabilidade da Eletropaulo. A companhia não respondeu aos emails da reportagem. Por telefone, o atendimento ao usuário da empresa informou que há perigo ao se aproximar das torres e que vai apurar a irregularidade na falta de proteção.

 

Mônica Oliveira, 47, é correspondente de Carapicuíba.
@idmonica
monicaoliveira.mural@gmail.com

Comentários

  1. Li um artigo sobre um estudo de uma universidade sobre a nocividade da indução elétrica sobre os seres humanos em idade de formação, altos indices de leucemia foram detectados pelos pesquisadores, por isso, aconselham famílias não residirem a menos de 50 metros dessas torres.

  2. A Corrupta F o l h a se interessou por Carrapicuia por que? O Prefeito não é de sua conveniência? O Corrupto apoiado pelo Jornal está sendo REJEITADO pelos paulistanos, o que os Frias tem a Dizer? Já ele financiou os Corruptos até hoje?

  3. O que a F o l h a tem a JUSTIFICAR aos Paulistas e Paulistanos, sobre o Candidato CORRUPTO que o Jornal sempre apoiou e tornou -se INIMPUTÁVEL? Com a Rejeição do Cerra os Paulistas e Paulistanos não estão REJEITANDO a Imprensa CORRUPTA?

  4. Por que o Jornal ESCONDEU de seus leitores o Livro A PRIVATARIA TUCANNA? O livro feito por um Jornalista Sério, diz em 144 páginas que o Cerra roubou 1,20 Bilhão de Reais. O Jornal dos Corruptos Frias, escondeu dos Leitores. Até quando o Jornal não pedirá PERDÃO por esses ERROS aos Leitores de boa fé

  5. C0M0 SE PODE VER, OS BRASILEIROS,SÃO BENEFICIADOS COM A TECNOLOGIA, AS TORRES SUBSTIUEM AS ARVORES, NO RIO DE JANEIRO AS FAVELAS DOS MORROS, USAM LAMPADAS FLUORECENTES PENDURADAS NOS FIOS, PARA ACENDER POR INDUÇÃO, A LAMPADA DURA MAIS DE 512 ANOS, POIS NÃQO USA FILAMENTO A LUZ É POR CAMPO ELERTRICO,DA ALTA TENSÃO, A LIGHT TIROU ALGUMAS POR ACREDITAR QUE DAVA PREJUIZO,LUZ GRATIS,PARA OS CONSUMIDORES É CRIME ECOLÓGICO.POIS…POIS.

Comments are closed.