Mural

Blog dos correspondentes comunitários da Grande SP

 -

Blog é escrito por correspondentes comunitários --em sua maioria estudantes ou já formados em jornalismo, mas, sobretudo, interessados em contar o que se passa na região em que moram, na periferia da Grande SP.

Perfil completo

Publicidade
Publicidade

Problemas de São Miguel não são abordados por candidatos, dizem moradores

Por Blog

Por Vander Ramos

Moradores da Vila Curuçá, na zona leste de São Paulo, lamentam que alguns temas importantes para o desenvolvimento da região não estejam nos planos dos candidatos ao cargo de prefeito de São Paulo.

“Até agora eles só falaram em parques lineares, saúde e moradia para nossa região e para toda cidade. Construir avenidas nos bairros mais afastados com objetivo de desafogar o trânsito local ainda não foi citado pelos candidatos”, diz o mecânico Isaias Pereira.

A avenida Nordestina é uma importante via que passa pela região da Vila Curuçá. Ela liga Guaianases a São Miguel Paulista e tem uma única pista, que é dividida por carros, caminhões e ônibus.

Pedestres se arriscam para atravessar avenida Nordestina, que não tem faixa

Na via, não é raro o motorista ficar parado por mais de 30 minutos devido ao congestionamento provocado pelo excesso de veículos. “Até agora não ouvi nenhum candidato falar da duplicação da avenida, o que é uma solicitação antiga dos moradores”, completa Pereira.

Outro problema é a falta de sinalização. A instalação de semáforos é um antigo pedido dos moradores. “Na semana passada, meu sobrinho quase foi atropelado neste ponto, pois nem faixa de pedestre tem, o que dirá semáforo”, conta a auxiliar de limpeza Carmem Lucia.

Próximo dali, na rua Cardon, moradores aguardam a ligação entre as avenidas Dep. José Aristodemos Pinoti e Imperador. A obra ajudaria a desafogar parte do trânsito do centro de São Miguel Paulista, pois os motoristas que quiserem ir ao Itaim Paulista não necessitarão passar pela região central do bairro.

“Estamos aguardando esta ligação desde 2009 e até o momento está fora dos planos de qualquer candidato a prefeito”, diz o motorista de táxi Alfredo Gomes, 48.

Viaduto Carlito Maia termina na frente de casas, na Vila Itaim

A Vila Itaim, que sofre com alagamentos todos os anos, não foi citada no plano de alguns candidatos. Em janeiro, o prefeito Gilberto Kassab disse que a única solução para o problema é a remoção dos moradores.

Na última semana o candidato Fernando Haddad (PT) foi ao local e prometeu uma solução para eliminar o alagamento, só não disse como fará e nem quando.

No mesmo local, há o viaduto Carlito Maia, uma obra que interligou a região do Jardim Romano com o Itaim Paulista em 2008, criou outros problemas. “Este viaduto não vai para lugar nenhum, o motorista tem que virar para esquerda ou direita, mas se, não prestar atenção, invade as casas que estão no final do viaduto”, comenta o morador Claudio Joaquim Barbosa, 34.

Lideranças da região do Itaim Paulista afirmam que a proposta é ligar o viaduto à rodovia Ayrton Senna. O local é utilizado por vários caminhões que sempre provocam trânsito, pois não conseguem fazer corretamente as manobras das estreitas ruas.

“Tenho a esperança que um dia nosso prefeito irá se preocupar em criar avenidas largas em nossa região, pois estamos nos sufocando no trânsito perto de nossas casas”, finaliza o Taxista Alfredo Gomes.

 

Vander Ramos, 51, é correspondente do Itaim Paulista.
@vander521
vander.mural@gmail.com

Blogs da Folha