Eleitores vão às urnas em 42 escolas do Itaim Paulista

Por Blog

Por Vander Ramos

No distrito do Itaim Paulista, zona leste de São Paulo, 192.589 eleitores votam neste domingo em 556 seções eleitorais distribuídas em 42 escolas. Apenas uma urna eletrônica foi substituída até o momento.

Foram montados 13 postos com urnas eletrônicas que registram a justificativa do eleitor de outras cidades.

Nas ruas do Itaim Paulista, na zona leste: boca de urna e sujeira

Há na região 778 eleitores com 16 anos e que, neste domingo, votam pela primeira vez. É o caso da jovem Talita Nunes. “Estou gostando de ser mais uma participar da formação de um país que vou viver pro resto de minha vida”, diz.

Para escolher seus candidatos. Talita teve ajuda dos pais e de amigos, além de pesquisas na internet. “Os professores também me explicaram como funciona a Câmara Municipal e as responsabilidades de um prefeito, e de sua importância em nossas vidas”, diz.

A boca de urna acontece em todas as esquinas próximas às escolas. Os cabos eleitorais observam os eleitores e esticam as mãos, entregando os “santinhos”. Depois, os panfletos são jogados nas calçadas.

“A sujeira é comum em dia de eleição, já estou acostumado, não me incomodo”, diz o professor Alberto Silva Castro, 42.

Na fila de espera para votação, o Mural flagrou um eleitor com vários santinhos de candidatos nas mãos. Ele estava sorteando o seu candidato.

Vander Ramos, 51, é correspondente do Itaim Paulista.
@vander521
vander.mural@gmail.com