Mural

Blog dos correspondentes comunitários da Grande SP

 -

Blog é escrito por correspondentes comunitários --em sua maioria estudantes ou já formados em jornalismo, mas, sobretudo, interessados em contar o que se passa na região em que moram, na periferia da Grande SP.

Perfil completo

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Curso de esperanto completa 63 anos em São Miguel

Por Blog

Por Vander Ramos

O “Esperanta Klubo Zamenhof” foi criado por Osvaldo Pires de Holanda, 91,  em 25 de janeiro de 1949 com a finalidade de expandir a língua do Esperanto na região do extremo leste de São Paulo.

O Esperanto foi criado em 1887 pelo médico polonês Ludwik Lejzer Zamenhof. A intenção criar uma língua de fácil aprendizado e facilitar a comunicação internacional.

Apesar do curso existir há 63 anos em São Miguel Paulista, na zona leste, muitos moradores desconhecem a língua. “Nunca ouvi falar dela e nem sei quem fale”, diz o metalúrgico Antonio Villasboas, 40.

Sede do clube de Esperanto, em São Miguel Paulista, na zona leste (Foto:  Daniele Motta)

Segundo Holanda, neste ano 12 pessoas se matricularam e somente quatro estão no módulo avançado, que termina no final de novembro. “Já tive turma com 70 pessoas e nenhuma terminou o curso”, conta.

Desde 1958, quando foi inaugurada a atual sede, que fica na rua Idioma Esperanto, cerca de 57 mil pessoas já visitaram o “Esperanta Klubo” e mais de mil passaram pelo curso com duração de quatro meses em cada módulo.

“O que me tornou apaixonado pelo Esperanto foi o sentimento de fraternidade que existe entre os esperantistas. Se você é um esperantista, em qualquer lugar do mundo que você chegar e encontrar outro como você, será visto como um amigo”, diz Holanda.

No clube, são oferecidas aulas gratuitas de esperanto todos os domingos a partir das 10h. A próxima turma iniciante será aberta em março de 2013.

Serviço:
Endereço: rua Idioma Esperanto, 363
Tel.: (11) 2297-1400

 

Vander Ramos, 51, é correspondente do Itaim Paulista.
@vander521
vander.mural@gmail.com

Blogs da Folha