Mural

Blog dos correspondentes comunitários da Grande SP

 -

Blog é escrito por correspondentes comunitários --em sua maioria estudantes ou já formados em jornalismo, mas, sobretudo, interessados em contar o que se passa na região em que moram, na periferia da Grande SP.

Perfil completo

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Em São Miguel Paulista, livros são pendurados em árvores

Por Blog

Por Vander Ramos

Nos dias 8 e 9 de novembro, aconteceu no bairro de São Miguel Paulista, região leste da cidade, o Festival do Livro e da Literatura. Além de diversas palestras, contações de histórias, encontro com autores e poesias nas ruas, o ponto mais empolgante para os moradores foi a experiência de “colher” os livros em uma árvore.

Livros foram pendurados na praça Fortunato da Silveira, na Vila Jacuí, São Miguel Paulista

Cerca de 2 mil exemplares ficaram pendurados por cordões nas árvores da praça Fortunato da Silveira. “Pegar um livro de uma árvore como se fosse seu fruto é uma experiência legal. Agora vou consumir este fruto” diz a estudante Priscila Fischer, 19.

“Gostei da ideia de pendurar os livros nas árvores, pois se a gente tem interesse em degustar, temos que esticar os braços e apanhá-lo, assim como deveríamos fazer com as frutas” comenta a professora aposentada Ruth Cardoso Silva, 56.Os moradores puderam escolher e levar os livros gratuitamente.

Os moradores puderam escolher e levar os livros gratuitamente

Em sua maioria, os livros foram doados pelo projeto De Mão em Mão, realizado pela Secretaria Municipal de Cultura. As publicações são preparadas especialmente para o projeto a partir de textos de grande valor literário. Atualmente, estão em circulação três coletâneas de contos de renomados escritores brasileiros: Machado de Assis, Lima Barreto e Alcântara Machado.

O festival foi realizado pela Fundação Tide Setubal, Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP, Universidade Cruzeiro do Sul, Sistema Municipal de Bibliotecas e quatros escolas municipais de ensino fundamental.

Vander Ramos, 51, é correspondente do Itaim Paulista.
@vander521
vander.mural@gmail.com

Blogs da Folha