Mural

Blog dos correspondentes comunitários da Grande SP

 -

Blog é escrito por correspondentes comunitários --em sua maioria estudantes ou já formados em jornalismo, mas, sobretudo, interessados em contar o que se passa na região em que moram, na periferia da Grande SP.

Perfil completo

Publicidade
Publicidade

Reflexos de um toque de recolher

Por Blog

Era véspera de feriado de Finados, normalmente um dia de diversão e música alta nas ruas do Campo Limpo, bairro da zona sul de São Paulo. Contudo, ao contrário da agitação costumeira, a região estava em silêncio.

Não tinha funk, forró, nem brega, muito menos a efervescência de motos em alta velocidade e carros pelos caminhos estreitos. Os bares estavam fechados, as pessoas voltavam para suas casas apressadas.

Apenas um helicóptero em sobrevoo fazia um barulho. A natural agitação do Campo Limpo foi quebrada pela Operação Saturação, da Polícia Militar, também ampliada ao Capão Redondo, na zona sul, no dia 1º de novembro.

Desde que os “boatos” de toque de recolher começaram a se multiplicar, os movimentos das pessoas e de veículos à noite causam receio à população. Tudo parece suspeito, mas é preciso ignorar a sensação de insegurança e voltar à rotina. “Se não a gente não vive”, defende uma moradora.

Dias depois da operação da polícia, num domingo ensolarado, um grupo de meninos corria pelas ruas do bairro. Os mais jovens se divertiam e davam altas gargalhadas ao brincar de “guerra de água” para escapar do calor. Alguns traziam em suas mãos mangueiras, outros baldes e até mesmo armas d’água para brincadeira.

“Você é polícia, bandido ou inocente?”, questionava um dos meninos com uma arma d’água em punho. “Eu sou inocente”, dizia outro garoto, que, logo em seguida, recebia um jato de água no rosto.

“Resposta errada, ‘rapá’, pois quem está morrendo agora é inocente”. Com o fim do interrogatório e a suposta “punição”, as crianças saíam em disparada molhadas, com sorrisos estampados e os pés descalços.

Patrícia Silva, 23, é correspondente do Campo Limpo.
@Patricia_Aps
patriciasilva.mural@gmail.com

Blogs da Folha