Correspondentes comentam mudanças do Mural em 2012

Por Blog

Mais um ano que chega ao fim e logo mais já é 2013. Este ano que se encerra foi de grandes mudanças no Mural, a começar pela equipe do blog, que recebeu novos integrantes. Outros destaques foram a cobertura das eleições municipais nos quatro cantos da cidade e na Região Metropolitana de São Paulo, sem falar nos posts que abordaram temas como a música, o teatro, a política, os transportes, descasos públicos e histórias de vida. Temas acompanhados sempre de perto pelos correspondentes.

Vale lembrar que o Mural é finalista do Top Blog 2012, prêmio conquistado pela primeira vez em 2011. Neste ano, o número de posts publicados superou o do ano anterior e houve maior retorno do público, tanto nos comentários no blog quanto nas redes sociais.

Um dos textos que geraram mais repercussão foi “Carapicuíba inaugura portal com mensagem religiosa no aniversário da cidade”, escrito por Mônica Oliveira no mês de março.

“Queria fazer um texto sobre o aniversário de Carapicuíba. Resolvi entrevistar moradores de diversos bairros. Quando fui ao bairro onde estava sendo erguido o portal, aquela construção me chamou a atenção. Depois eu voltei lá para ver eles colocarem a parte de cima com a tal mensagem. Além disso, estava tudo congestionado no dia, pois não havia nenhuma sinalização no local. O engraçado é que o meu objetivo era dar destaque para o trânsito, e para a falta de uma passarela para os pedestres, mas toda a repercussão que teve foi por causa da mensagem religiosa!”, diz Mônica.

Entre as novidades que o Mural trouxe em 2012, está a seção “Olhar Mural”, espaço dentro do blog destinado a receber fotografias. A correspondente Karol Coelho, do Campo Limpo, aponta que é muito importante ter um espaço como esse, pois em algumas situações uma imagem diz muito mais que um texto. Além disso, é uma forma de mostrar onde vivem os integrantes do Mural.

Uma das imagens publicadas no “Olhar Mural” foi a da Capela da Fazenda Biacica, registrada por Vander Ramos, de São Miguel Paulista. “Tomei conhecimento da capela há muito tempo, por meio de um historiador do bairro, mas nunca tive oportunidade de entrar no local por não ser aberto ao publico. Em setembro de 2011, tive a oportunidade de entrar lá com ajuda de uma expedição fotográfica em homenagem ao bairro e, em abril desse ano, fui lá de novo junto com uns alunos de uma escola municipal”, lembra Ramos.

Para o próximo ano, o leitor pode aguardar mais novidades. A equipe do blog deseja a todos um feliz Ano Novo e que 2013 seja repleto de paz, alegrias e conquistas.
Rafael Carneiro da Cunha, 23, é correspondente da Lapa
@rafaelccunha
rafaelccunha.mural@gmail.com