Mural

Blog dos correspondentes comunitários da Grande SP

 -

Blog é escrito por correspondentes comunitários --em sua maioria estudantes ou já formados em jornalismo, mas, sobretudo, interessados em contar o que se passa na região em que moram, na periferia da Grande SP.

Perfil completo

Publicidade
Publicidade

Inaugurada há 9 meses, praça das Bandeiras em Carapicuíba está suja e sem iluminação

Por Blog

Localizada nas imediações da estação Carapicuíba da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e ao lado do viaduto Jorge Julian, na região central da cidade, a praça das Bandeiras foi inaugurada como “novo cartão postal” do município. Entregue em junho de 2012, com fonte de água, iluminação fluorescente e palmeiras, o espaço está sem luz e limpeza.

Moradores que circulam pelo local se deparam com embalagens, papéis, pneu jogado na grama e dejetos no chafariz que não funciona há meses e serve como depósito de garrafa pet, roupa e lodo. “Essa praça é boa, mas é necessário que alguém fique olhando. Eu vi uma calça suja e papelão no chafariz”, desabafa a auxiliar de produção Maria Jacira, 51.

“A conservação dos espaços públicos nas áreas periféricas de São Paulo é sofrível. Em geral, prevalece o abandono dos locais após sua inauguração”, afirma Pedro Taddei, professor de planejamento urbano da USP.

Praça das Bandeiras em Carapicuíba está em mau estado de conservação

Um dos postes de luz do local está com um fio solto, encapado com fita isolante e, nos canteiros da praça, há algumas plantas quebradas. Apesar do nome, a praça não tem nenhuma bandeira hasteada, pois foram retiradas no início de janeiro, juntamente com a decoração de Natal.

A comerciante Cássia Pereira, 26, no entanto, vê com bons olhos o espaço. Mas ela enfatiza a necessidade de manutenção e vistorias. “Acho a praça legal. Sobre a limpeza, ela está um pouco suja e com pouca iluminação. Uma vez por dia tem uma pessoa que limpa, mas é pouco”, pondera.

Segundo o site da prefeitura de Carapicuíba, foram utilizados recursos da ação urbanística “Novo Centro – Sua Nova Cidade” para a construção do espaço. Este projeto propõe melhorias de desenvolvimento urbano.

Porém, a reportagem do Mural constatou, na noite da última quinta-feira (21), que todas as lâmpadas estavam apagadas e que a sujeira permanecia. Procurada durante toda a semana, a Secretaria de Serviços Municipais não se pronunciou.

Anderson Ferreira, 24, é correspondente de Carapicuíba
@anderson2908
andersonferreira.mural@gmail.com

Blogs da Folha