Mural

Blog dos correspondentes comunitários da Grande SP

 -

Blog é escrito por correspondentes comunitários --em sua maioria estudantes ou já formados em jornalismo, mas, sobretudo, interessados em contar o que se passa na região em que moram, na periferia da Grande SP.

Perfil completo

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Jovens fazem batalha de rap na rampa do metrô Corinthians-Itaquera

Por Blog

Todo sábado, a partir das 15h, jovens da zona leste de São Paulo se encontram na passarela da estação Itaquera do metrô para uma disputa de rimas chamada Batalha da Leste.

A competição chega a atrair até 100 pessoas e conta com vários MC’s conhecidos no cenário do rap e do hip-hop.

“A disputa é um ponto de encontro para pessoas não só do rap, mas também DJ’s, grafiteiros e outros artistas”, conta o organizador da batalha, Augusto Oliveira, 22. Segundo ele,  a ideia da competição surgiu em 2011.

Como em toda batalha de rap, a da leste também tem suas regras. Não é permitido
ofender a família do adversário nem agredir.  A partir do momento em que o cronômetro começa a contar, os participantes criam rimas para derrotar o oponente.

Jovens se reúnem todo sábado na passarela da estação Itaquera para batalha de rap

A MC Bia Baubino, 20, disse que vai toda semana no encontro e está contente com o progresso do público feminino nas batalhas. “Hoje fico muito feliz em ver a mulherada no rap. De tanto assistir, aprendi e hoje faço”, contou ela.

Durante a batalha, muitas pessoas que passam no local param para conferir o confronto das duplas.  “Vejo vários tiozinhos passando com os filhos que param para assistir. Eles começam a dar risada e filmam. É bem legal”, comenta João Victor Cruz, 14,  conhecido como MC do Rap.

Para os integrantes da Batalha da Leste, o melhor meio de divulgação da disputa é uma página no Facebook, onde é divulgada a programação do sábado seguinte e, também, os vencedores de cada confronto.

Segundo os organizadores, o Metrô nunca os procurou para questionar os encontros.

Renata Asp é correspondente de Itaquera
renataasp.mural@gmail.com

 

Blogs da Folha