Mural

Blog dos correspondentes comunitários da Grande SP

 -

Blog é escrito por correspondentes comunitários --em sua maioria estudantes ou já formados em jornalismo, mas, sobretudo, interessados em contar o que se passa na região em que moram, na periferia da Grande SP.

Perfil completo

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Casamento comunitário reúne 120 casais na zona leste

Por Blog

No último sábado (25) mais de 100 casais dos bairros Cidade Tiradentes e Itaim Paulista, na zona leste de São Paulo, concretizaram um dos maiores sonhos de suas vidas: o matrimônio.

Assista ao vídeo

Os pernambucanos Severino Serafim de Figueiredo, 50, e Débora Balbino da Silva, 32, foram o primeiro casal a levar para casa a certidão de casamento. “Foi uma bênção de Deus. A gente já vinha planejando faz tempo”, disse Débora. Eles não poderiam arcar com os custos de uma cerimônia privada. “Nós não tínhamos condições de fazer nem um almoço”, conta Severino.

O evento, que aconteceu no Parque Municipal Vila do Rodeio no conjunto Inácio Monteiro em Cidade Tiradentes, foi organizado pelo Centro de Integração da Cidadania no Itaim Paulista (CIC Leste) e pela União de Moradores do Conjunto Habitacional Inácio Monteiro (UMOCIM). O Cartório de Registro Civil do distrito de Guaianazes foi o responsável por formalizar a união.

A noiva mais jovem foi Ana Kelly Moreira,16, que está grávida de oito meses. Moradora do Jardim Maravilha, na zona leste, ela e o marido, Wátilla Thairone Tómaz, 23, vivem juntos há dois meses. Por ser menor de idade, os pais de Ana precisaram autorizar a união. Rodeada de familiares, ela comemorou: “Veio todo mundo graças a Deus!”

Severina Maria Gomes e Hamilton Souza oficializaram a união de 12 anos

A maior parte dos noivos já vivia com seu parceiro ou parceira há algum tempo. Para Adilson Costa, presidente da UMOCIM, a falta de informação sobre os documentos é um dos principais motivos para a demora em oficializar a relação. “Além da questão financeira”, ressalta.

Núbia Rodrigues de Freitas, 49, e José Martins de Farias, 50,  estavam ansiosos com a cerimônia. Apesar de ter uma união estável há 30 anos, a noiva afirmou que “casar é o sonho de toda mulher”. Com filhos, netos e bisnetos, os dois disseram que esperar tanto tempo valeu à pena. “Eu acho que está sendo mais bonito do que se fosse antes”.

Evento reuniu 120 casais da zona leste no Parque Municipal Vila do Rodeio

Infelizmente, eles não puderam voltar para casa com a certidão porque dois padrinhos não puderam comparecer à cerimônia. Mas, para ambos, isso não fez diferença. À noite os dois protagonizaram um casamento religioso na Igreja Assembleia de Deus.

Instituições privadas colaboraram para a realização da cerimônia. Segundo Renata Porto Bugni, diretora técnica do CIC Leste, algumas mulheres que se inscreveram pelo Centro ganharam o “dia da noiva” e tiveram uma cabeleireira à disposição. Houve também sorteio de botijões de gás e peças de artesanatos. Todos os casais receberam fotos e vídeos do casamento público.

Juntos há 12 anos, Severina Maria Gomes, 50, e Milton Souza, 37, chamaram a atenção. De vestido branco, véu, grinalda e um buquê, a noiva escolheu e confeccionou o próprio traje. “Eu já esperava por isso há muitos anos”, disse. Com a certidão em mãos, o casal trocou as alianças e voltou para casa com um sonho realizado.

Cacau Ras, 34, é correspondente do Itaim Paulista.
@cacauras
cacauras.mural@gmail.com

Simone Freire, 23 é correspondente de Cidade Tiradentes
simonefreire.mural@gmail.com

Vander Ramos, 51, é correspondente do Itaim Paulista.
@vander521
vander.mural@gmail.com

Blogs da Folha