Mural

Blog dos correspondentes comunitários da Grande SP

 -

Blog é escrito por correspondentes comunitários --em sua maioria estudantes ou já formados em jornalismo, mas, sobretudo, interessados em contar o que se passa na região em que moram, na periferia da Grande SP.

Perfil completo

Publicidade
Publicidade

Parque Chico Mendes comemora 24 anos na Vila Curuçá

Por Blog

O parque Chico Mendes, localizado na Vila Curuçá, bairro da zona leste de São Paulo, comemora neste domingo (9), 24 anos de atividades. Shows de artistas regionais e saraus de poesia vão marcar a festa, que vai ocorrer das 10h às 18h.

A programação inclui apresentações do rapper Carlão Guerreiro da Leste, Grupo “SDR”, Pankada Roots, Banda Djorus, Poetas Black Charm e Unkempts. Haverá, também, coleta de lixo eletrônico e distribuição de mudas ornamentais.

Vista aérea do parque Chico Mendes, instalado na Vila Curuçá, zona leste de SP

“Gosto muito deste espaço, ele me traz a tranquilidade que não tenho durante a semana”, diz a dona de casa Maria Feitora, 62.

“Trago meus filhos aos sábados e domingos, pois outros parques são longe daqui e eles não têm outras áreas de lazer”, revela o motorista Reginaldo Castro, 34.

O parque foi aberto ao público em 1989 e recebeu o nome de Francisco Mendes Filho em homenagem ao seringueiro e ecologista morto em 1988, no estado do Acre.

A área de 61 mil m² pertencia à antiga fazenda Chácara Figueira Grande, desapropriada em 1987. Na época, o espaço verde também foi destinado para uso cultural e reservado para atividades de pesquisa sobre o meio ambiente.

“Visito o lugar ao menos duas vezes ao mês, pois estudo Biologia e é aqui que vejo na prática os ensinamentos passados pelos professores”, comenta a universitária Carmem Dias, 23.

A vegetação é remanescente da Mata Atlântica, possuindo áreas ajardinadas, pomar e um eucaliptal.

Segundo o site da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente, o local reúne 44 espécies de animais, sendo 40 de aves como pitigauri, saí-canário e bem-ti-vizinho-penacho-vermelho. Entre as espécies que se refugiam no parque estão quiri-quiri, gavião-carijó, coruja-orelhuda, caranguejo-de-água-doce, saguis e gambás-de-orelha-preta. Na flora estão, também, as várias espécies de canjerana, castanha-portuguesa, gameleira-brava, pitangueiras, dentre outras.

“Este local é o nosso Ibirapuera, na versão de pobre. É um lugar onde nossos filhos crescem e se divertem sem sair da zona leste”, diz o pedreiro Manuel Carrado Prado, 51.

Serviço:
Parque Municipal Chico Mendes
Rua Cembira, 1201 – Vila Curuçá
Domingo: 9 de junho, das 10h00 às 18h00
Informações: (11) 2035-2270

Vander Ramos, 51, é correspondente do Itaim Paulista.
@vander521
vander.mural@gmail.com

 

Blogs da Folha