Coletivos culturais de Itaquera querem revitalizar praça do bairro

Por Blog

Incentivar a produção cultural por meio da revitalização de um espaço público. Essa é a proposta do Imcita (Integração dos Movimentos Culturais de Itaquera), grupo da zona leste de São Paulo, que busca ocupar, semanalmente, a praça Brasil, no Conjunto José Bonifácio – Cohab II, atualmente pouco usada pelos moradores.

“Não existe incentivo para que os artistas locais possam atuar, sem contar que há um descaso com a Cohab II, que tem hoje cerca de 150 mil habitantes e somente um equipamento cultural para responder a demanda”, explica o coordenador e presidente do Reação Arte e Cultura, Júlio César, 42.

A ideia é que o espaço público seja o principal palco de artistas de Itaquera e da região. Na quinta passada, 26/6, o Imcita promoveu a primeira atividade na praça. Apresentaram-se grupos como  Sucatas Ambulantes, Ossos de Marfim, Engrenagem Urbana, Reggae na Rua, Zabah Bush e Viegas e Banda Gricerina.

Os moradores também puderam acompanhar a exposição de quadrinhos do desenhista Fábio Santos e as caricaturas feitas pelo artista Luiz Cartoon e o grupo barraca junina, do Reação Arte e Cultura. Foi realizada, também, a exibição do documentário Ritos e Ruas, do Coletivo Alma.

 

Júlio Cesar apresenta os grupos no evento Imcita Ocupa a Praça

Reuniões entre os artistas locais sobre a falta de políticas culturais para a Itaquera resultaram na criação do movimento. No início de junho, integrantes do Imcita, assim como outros coletivos da cidade, se encontraram com o secretário de Cultura, Juca Ferreira, para reafirmar a importância do diálogo com a periferia.

Eles levaram um documento com propostas relacionadas ao plano de metas da Prefeitura de São Paulo para projetos de fomento à cultura do bairro de Itaquera e região. A expectativa é que o projeto “Imcita Ocupa a Praça” deverá fazer parte da agenda cultural da prefeitura em 2013.

O movimento, formado por 32 grupos e coletivos, defende a valorização dos artistas e a formação cultural da juventude do bairro. “O ‘Ocupa’ é o pontapé inicial para os demais projetos. Com a ideia de mudar a realidade, temos atividades semanais para que todos os jovens participem”, ressalta César.

O Imcita também desenvolve trabalhos artísticos com jovens da região. Às segundas-feiras, às 19h, ocorrem as Batalhas de MCs e, às quartas, às 19h, é a vez do reggae eletrônico com o Sound System. Há, também, o projeto “Sarau”, que ocorre todo último sábado de cada mês, na sede do Reação.

 

Sandrah Sagrado, 50, é correspondente de Itaquera

sandrahsagrado.mural@gmail.com

Para saber mais sobre o projeto, clique aqui ou escreva paraincita2012@gmail.com.

Sandrah Sagrado, 51, é correspondente de Itaquera
sandrahsagrado.mural@gmail.com
@sandrahsagrado