Mural

Blog dos correspondentes comunitários da Grande SP

 -

Blog é escrito por correspondentes comunitários --em sua maioria estudantes ou já formados em jornalismo, mas, sobretudo, interessados em contar o que se passa na região em que moram, na periferia da Grande SP.

Perfil completo

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Área particular na Mooca pode se tornar o primeiro parque municipal do bairro

Por Blog

Os moradores do bairro da Mooca, na zona leste de São Paulo, podem ganhar o primeiro parque municipal. Conforme o decreto n° 53.986, publicado no Diário Oficial da cidade no último dia 11 de junho, a área particular localizada na rua Padre Benedito Maria Cardoso, que conta com aproximadamente 5 mil metros quadrados, foi declarada de utilidade pública a ser desapropriada.

Verônica Cassavia Diogo, sócia-fundadora do Movimento Mooca Verde, diz que o espaço é uma conquista da população. “Ter de volta uma área que já era utilizada pela comunidade é muito importante”.

Vista da área particular no bairro da Mooca, zona leste de SP

A área esteve aberta por muitas décadas aos moradores e, há poucos anos, o terreno foi leiloado, cercado e os frequentadores foram impedidos de usar o espaço. A reportagem do Mural foi conversar com os habitantes da região para saber a opinião deles sobre o projeto.

Para a analista comercial de franquias Débora Honda, 32, preservar o verde, em meio a tanto concreto, é de extrema importância. “São poucas áreas como essa em que podemos ter momentos de lazer junto com a família e incentivar as crianças a terem maior contato com a natureza”.

Portão fechado impede a utilização do espaço pelos moradores

“A iniciativa da subprefeitura em desapropriar o terreno e implantar um parque municipal é uma conquista para os mooquenses”, diz o jornalista Leandro Sena Lara, 27.

O secretário do Verde e Meio Ambiente Ricardo Teixeira informou à reportagem do Mural que a partir do decreto de desapropriação, a prefeitura tem até cinco anos para fazer o pagamento ao proprietário. Segundo ele, assim que os projetos estiverem prontos, eles serão apresentados e debatidos com a população.

A Mooca está entre os 13 distritos da cidade que não possuem parques municipais. Por isso, o antigo terreno da Esso, com quase 97 mil metros quadrados, também é reivindicado pela população. Eles cobram, há mais de 10 anos, um parque público no espaço.

No dia 25 de agosto, em frente ao local, a direção do Movimento Mooca Verde realizará o piquenique “Por um parque na Mooca”. O evento será gratuito e contará com sorteios de prêmios, atrações musicais e outras atividades.

“O parque pode ser um dos maiores presentes aos moradores. Um local para fazer atividades físicas ou espairecer ao ar livre sem se deslocar da região é muito importante para todos”, comenta a jornalista Iêda Lima Santos, 38.

 

 Alexandre Ofélio, 43, é correspondente da Mooca
@alexandreofelio


Blogs da Folha