Mural

Blog dos correspondentes comunitários da Grande SP

 -

Blog é escrito por correspondentes comunitários --em sua maioria estudantes ou já formados em jornalismo, mas, sobretudo, interessados em contar o que se passa na região em que moram, na periferia da Grande SP.

Perfil completo

Publicidade
Publicidade

Em Itaquera, pátio de eventos se tornará rua para melhorar trânsito

Por Blog

Há cerca de cinco meses, um canteiro de obras ocupa o antigo pátio de eventos e ensaios da escola de samba Leandro de Itaquera, na zona leste. A subprefeitura de Itaquera afirma que a área, localizada na rua Padre Viegas de Menezes, vai ser transformada em rua e fará parte da implantação de alças que ligarão a Radial Leste com a avenida Jacu-Pêssego.

O espaço, inaugurado há quase dez anos, recebia shows, skatistas, pequenos campeonatos de derrapagens de carro e de manobras radicais de motocicletas, além de ser bastante utilizado pelos idosos do bairro para caminhadas e exercícios.

Entrada do canteiro de obras na Vila Santana, em Itaquera, onde antes havia um espaço de eventos

“Muita gente frequentava o pátio. Pessoas corriam, idosos se exercitavam, pais traziam seus filhos para andar de bicicleta e sempre tinha skatistas. Não podiam acabar com uma área tão bacana”, reclama Adriana Santana, 41, ao saber que o pátio não existirá mais. Ela mora na Vila Taquari, bairro vizinho, desde que nasceu.

Norberto Romero, 59, morador e comerciante, diz que o bairro perdeu uma área única. “O local era muito bem aproveitado por nós. Mesmo não tendo uma estrutura louvável, não existe lugar igual aquele na região. Espero que outro espaço do bairro seja criado para substituir essa perda”.

Para George Barbosa Ferreira, morador do Jardim Norma, também na região, a obra traz benefícios, apesar da retirada do pátio. “Na verdade, não foi prejudicial. Uma via a mais vai desafogar o trânsito que a gente espera na Copa e nos jogos no Itaquerão. Mas o ideal é achar um espaço alternativo para o pátio”, diz ele.

Em nota, a Subprefeitura de Itaquera informou que a Secretaria de Esportes pretendia construir um ginásio esportivo no local. As  fundações chegaram a ser executadas, mas o projeto foi suspenso. Em 2011, a Subprefeitura autorizou a Leandro de Itaquera a ensaiar no pátio. Com as obras, a escola passou a fazer seus encontros no Clube Elite Itaquerense.

Renata Asp, 22, é correspondente de Itaquera.
@Renata_Asp
renataasp.mural@gmail.com

Blogs da Folha