Mural

Blog dos correspondentes comunitários da Grande SP

 -

Blog é escrito por correspondentes comunitários --em sua maioria estudantes ou já formados em jornalismo, mas, sobretudo, interessados em contar o que se passa na região em que moram, na periferia da Grande SP.

Perfil completo

Publicidade
Publicidade

Em Guarulhos, atletas cobram reconstrução de quiosque dentro do Bosque Maia

Por Blog

Um grupo de atletas que costuma correr no Bosque Maia, um parque de Guarulhos (Grande São Paulo), construiu um quiosque com recursos próprios para descanso após os treinos. Entretanto, a prefeitura da cidade demoliu a estrutura no ano passado com a promessa de erguer uma nova, mas até agora nada foi feito.

Autorizada pela administração do parque, o quiosque foi erguido em 2006 pelos membros da Associação Desportiva Amigos do Bosque Maia. O dinheiro e os materiais foram obtidos por meio de doações e de parcerias com empresas.

Segundo os corredores, a administração prometeu construir ali dois banheiros e um novo quiosque, mas só os sanitários foram entregues. “Realmente precisávamos de banheiros próximos ao local que treinamos, pois o mais perto ficava na outra portaria”, explica João Laerte, 50, professor de educação física.

Espaço reservado para construção de novo quiosque (Foto: Beatriz Souza)

O quiosque, que proporcionava uma área protegida para os dias de sol forte e de chuva, também era usado para alongamentos.

“Não temos nenhuma posição de quando ficará pronto. Quando está chovendo não temos lugar para ficar. Com isso, fico impossibilitado de treinar e de adquirir novos alunos”, comenta o professor Laerte.

Fora isso, o local em que os corredores treinam não possui iluminação e segurança noturna. “Os atletas de Guarulhos não têm condições de treinar por não terem um local apropriado”, lamenta o esportista Edicarlos Rodrigues, 41.

Banheiros construídos no local do antigo quiosque (Foto: Beatriz Souza)

“Além de tirar o quiosque, [a administração] queria que as pistas de corrida fossem desmanchadas para unir todos os esportes em apenas um lugar”, diz o aposentado Antonio Fernandes de Souza, 54.

Localizado na avenida Paulo Faccini, o Recanto Municipal da Árvore, mais conhecido como Bosque Maia, é o maior parque urbano do município. Atualmente, conta com uma pista de três quilômetros para corrida e caminhada, trilhas na mata e quadras poliesportivas.

Procurada pelo Mural, a Prefeitura de Guarulhos não se pronunciou sobre a construção de um novo quiosque e prometeu melhorias na iluminação e nas pistas de corrida.

Jéssica Souza, 22, é correspondente de Guarulhos.
jsouza.mural@gmail.com

Blogs da Folha