Mural

Blog dos correspondentes comunitários da Grande SP

 -

Blog é escrito por correspondentes comunitários --em sua maioria estudantes ou já formados em jornalismo, mas, sobretudo, interessados em contar o que se passa na região em que moram, na periferia da Grande SP.

Perfil completo

Publicidade
Publicidade

Debate na Folha comemora três anos do blog Mural

Por Blog

Para marcar o terceiro ano de atividade do blog Mural, hospedado na Folha, foi organizado na última segunda (25) o debate “Notícias da periferia: a informação que vem dos extremos da cidade”.

André Caramante, jornalista da Folha, Thiago Borges, um dos criadores do site “Periferia em Movimento”, Joseh Silva, integrante da Agência Popular Solano Trindade e criador do blog SPeriferia, hospedado no site da revista “Carta Capital”, e Matheus Oliveira, crítico gastronômico da periferia e integrante da Énois, Agência Escola de Conteúdo Jovem, foram os debatedores convidados.

O objetivo comum de todos os participantes era claro: como manter a conquista do espaço, aumentar a visibilidade e fortalecer a veiculação das notícias contadas por quem vive na periferia.

“Infelizmente, às vezes, a importância da notícia é determinada pelo CEP”, disse Caramante. “A gente está começando a utilizar melhor a internet para contar as histórias do nosso jeito.”

O blog SPeriferia, editado por Joseh Silva, só depois de já funcionar há algum tempo é que chegou até a Carta Capital.  “Falar de periferia é uma enorme responsabilidade, principalmente para a gente. É preciso desenvolver uma visão introspectiva e macro ao mesmo tempo, saber o quanto uma notícia pode ajudar ou não a vida das pessoas”, explicou Silva.

Thiago Borges, do Periferia em Movimento, contou que o projeto nasceu do trabalho de conclusão de graduação e de um sentimento de incômodo dos integrantes do grupo com os bairros onde moravam. No caso dele, era o Grajaú: “30Km do centro, 17% das casas localizadas em favelas; um em cada 15 homicídios da cidade de São Paulo.”

“Hoje, nós somos um coletivo de comunicação que fala sobre, para e partir da periferia”, disse Borges.

O coletivo, além das coberturas, promove debates, palestras e oficinas. Com foco em cultura e movimentos sociais, o objetivo é destacar o universo positivo das periferias e denunciar a escassez de recursos. “Dizem que a periferia está na moda, que há uma ascensão de consumo. Mas os esgotos continuam a céu aberto, os postos de saúde não têm médico, poucas vagas nas creches e os trem e o ônibus continua demorando.”

E foi este mesmo sentimento de incômodo que fez nascer outros projetos como o ÉNois, que forma jovens da periferia nas diversas atividades de produção de comunicação, do conteúdo ao formato. “Temos uma responsabilidade muito grande de querer criar uma forma de a periferia  produzir sobre ela mesma, de possibilitar aos moradores falar com propriedade sobre sua região”, explica Matheus Oliveira, crítico gastronômico do ÉNois.

A mediação do debate foi feita por Jéssica Moreira, integrante do blog Mural desde seu lançamento, em 24 de novembro de 2010, que apresentou, entre destaques desses três anos de vida, o documentário sobre o projeto, feito por Vander Ramos, Cacau Ras, Rafael Carneiro da Cunha, Paulo Talarico e Mônica Oliveira.

Blogs da Folha