A história que escrevemos juntos; veja a retrospectiva do Mural

Por Blog

Um ano recheado de novidades, desafios, histórias, problemas no transporte, na saúde, na educação, e também, um espaço para mostrar o lazer, a arte e pessoas interessantes, fizeram parte do Mural. Neste ano, o blog completou três anos de atividade, tendo sempre como foco a periferia da Grande São Paulo.

Logo em janeiro aconteceu a premiação do Top Blog 2012 e o Mural ganhou pelo segundo ano consecutivo o prêmio na categoria Cotidiano e Notícias, escolhido pelo júri acadêmico (formado por profissionais).

Outro destaque foi a reportagem do dia 25 de janeiro de 2013, aniversário dos 459 anos da cidade de São Paulo. Nesta data, o Mural ganhou uma página inteira na Folha para mostrar os problemas que afetavam o cotidiano de dez bairros, com relatos sobre o que poderia ajudar a reduzir as desigualdades da cidade.

O blog foi ainda convidado a participar do Campus Party 2013 para falar sobre o futuro do jornalismo. E no final deste ano, ficou em segundo lugar no Prêmio Cidadão Sustentável, na categoria comunicação.

Entre tantas histórias sobre a Grande São Paulo contadas ao longo de 2013, diversas conquistas para os moradores foram obtidas. Um exemplo é o post  sobre a escola de artes de São Caetano que havia cortado bolsas de estudo de quem morava fora da cidade, da correspondente de Guarulhos, Jessica Souza, 21.

Após a matéria, e com a luta de todos os estudantes envolvidos no caso, a prefeitura informou que as bolsas seriam devolvidas.

2013 também foi o ano em que o blog deu início a uma série de coletivas com os secretários da Prefeitura de São Paulo para tratar de temas relacionados aos bairros periféricos da cidade.

Foram convidados o secretário municipal do Verde e do Meio Ambiente, Ricardo Teixeira, o secretário municipal de Serviços, Simão Pedro Chiovetti, e o secretário municipal de Educação, Cesar Callegari. Também foi entrevistado o secretário de Cultura, Juca Oliveira.

“Este foi um ano de avanços e aprendizados. Nos permitimos dar passos mais largos, como as entrevistas coletivas com secretários”, analisou a muralista Jéssica Moreira, 22, correspondente de Perus. Ela acredita que o ano de 2013 foi muito significativo para o Mural.

“Acertamos. Erramos. Mas seguimos em frente, aprendendo com a prática. Mostrando que a cobertura da periferia da cidade precisa ser mais cautelosa, mais cuidada. Precisa ser melhor”, afirmou.

Uma das novidades no blog este ano foi o ingresso de novos correspondentes comunitários ao grupo, de regiões como Brás, Capão Redondo, Cidade Tiradentes, Ermelino Matarazzo, Vila Ema, Vila Nova Cachoeirinha, Jabaquara Jd. São Luís, Mairiporã, Pirituba e São Bernardo do Campo.

Kátia Flora dos Reis, 33, uma das novas integrantes, entrou para o Mural para mostrar a realidade de sua cidade, São Bernardo do Campo.

“Quero retratar os costumes, pontos turísticos, a cultura local, os problemas e o que pode ser resolvido e divulgado na região, que tem muitas histórias para contar.”

Além disso, dentre os destaques do ano, está a realização do 1º seminário organizado pelo blog, que teve como tema “Notícias da periferia: A informação que vem dos extremos da cidade”.

Pessoas que fazem um trabalho semelhante ao do Mural foram convidadas para expor suas atividades e falar sobre temas relacionados às regiões periféricas.

“Um debate agregador, que fez o Mural começar a aparecer em outros veículos de mídia. Foi um ano produtivo, mas também para começar a fazer balanços. O que queremos ser? Essa é a pergunta que fica aos muralistas para 2014”, diz Jéssica Moreira.

Ainda neste ano, foi lançado o documentário sobre os três anos de atividades do Mural

NÚMEROS

Desde 24 de novembro de 2010, data em que entrou no ar o primeiro post, 628 matérias já foram publicadas. Em 2013, mais de 6 mil pessoas curtiram a fan page no Facebook e os posts na rede social tiveram cerca de 13 mil curtidas.

No Twitter, o Mural publicou 763 tweets. Já no blog, 231 fotos foram publicadas e houve 739 comentários dos leitores.

RELEMBRE ALGUNS DESTAQUES DO MURAL EM 2013

Debate na Folha comemora três anos do blog Mural

Homenagem de grafiteiro à cadela faz sucesso em Mogi das Cruzes

Estudo aponta que Grajaú é o pior distrito para viver em São Paulo

Manual prático do embarque no trem

Na Grande SP, problemas no transporte vão de atrasos em terminais a falta de integração

Bar em Itapevi realiza exposições de arte e troca de livros

Cíntia Gomes, 30, é correspondente da Riviera Paulista
@cintiamgomes
cintiagomes.mural@gmail.com

Vander Ramos, 53, é correspondente do Itaim Paulista
@vander521
vander.mural@gmail.com