Mural

Blog dos correspondentes comunitários da Grande SP

 -

Blog é escrito por correspondentes comunitários --em sua maioria estudantes ou já formados em jornalismo, mas, sobretudo, interessados em contar o que se passa na região em que moram, na periferia da Grande SP.

Perfil completo

Publicidade
Publicidade

Moradores de Carapicuíba reclamam de bueiro entupido e vazamentos

Por Blog

Moradores da rua Baependi, na Cohab 5 em Carapicuíba, na Grande São Paulo, reclamam do forte cheiro de esgoto causado pelo entupimento de um bueiro na altura do número 78.

O problema existe há pelo menos quatro meses e faz com que o esgoto atravesse a rua em direção à calçada. O odor piora em dias quentes.

Próximo ao local fica a Escola Estadual Ana Rodrigues de Liso, também conhecida como Castelão.  Na região, as crianças tentam se afastar do vazamento enquanto brincam de empinar pipa.

“Toda hora tem criança aqui. Vão começar as aulas e as crianças podem pegar doenças”, alertou o mecânico Eduardo de Jesus, 36, que trabalha em uma oficina de motos em frente ao vazamento.

“Nesta época de pipa, dois jovens já se escorregaram naquele lodo do esgoto”, disse o analista financeiro Marcelo Domingos, 34.

Em dias de chuva, o entupimento se agrava. (Foto: Anderson Ferreira)
Em dias de chuva, o entupimento se agrava

Segundo os moradores, algumas pessoas jogam lixo e entulho na calçada e os dejetos caem no bueiro e provocam o entupimento. “É ruim por causa do cheiro e, no período de chuva, alaga e entope tudo. Pode causar bactérias”, afirmou a enfermeira Talita Pires, 32.

De um lado da calçada há pneus, galhos, folhas de árvores, papelão, madeira, lixo doméstico e, na outra parte, ao lado da escola, há muitos materiais recicláveis– tudo cercado por mato.

Na última sexta-feira (17), o entupimento do bueiro permanecia, porém com vazamento do esgoto menor, já que os moradores resolveram limpar o local.

“Liguei para a prefeitura e eles não responderam, só atendem por e-mail. Às vezes, eles vêm para retirar o lixo, mas não limpam o bueiro. O povo fica indignado, então a gente tenta limpar. Hoje tivemos que limpar novamente”, comentou o mecânico.

Segundo Domingos, os moradores estão tentando entrar em contato com algum vereador para conseguir resolver o problema, mas ainda não tiveram retorno. “O pessoal que tem negócio [comércio] ali por perto pagou um rapaz para carpir o mato, coisa que a prefeitura deveria fazer”, desabafou.

Em dezembro, a prefeitura lançou a campanha ‘O Bicho Vai Pegar!’, que visa realizar mutirões de limpeza na cidade.

A Prefeitura de Carapicuíba disse, por meio de sua assessoria de imprensa, que realiza regularmente a limpeza de bueiros na cidade e que a Secretaria Municipal de Obras enviará uma equipe à rua Baependi.

Anderson Ferreira, 25, é correspondente de Carapicuíba
@anderson2908
andersonferreira.mural@gmail.com

Blogs da Folha