Bloco de São Miguel celebra feira livre e dará frutas ao público

Por Blog

Criado por Benedito Justino e hoje tocado por suas filhas, o bloco carnavalesco Mocidade Independente da Zona Leste fará uma homenagem aos 100 anos de existência das feiras livres em São Paulo.

Organizado em 1977, o coletivo, que já esteve diversas vezes no Grupo Especial (de blocos) e foi campeão em vários carnavais, contém cerca de 600 integrantes e vai desfilar nesse domingo (2), às 22h, em frente ao parque da Luz.

A Feira Livre foi oficializada na cidade de São Paulo em 1914 pelo prefeito Washington Luiz. A direção do bloco promete levar uma feira de verdade às ruas, com direito a distribuição de alimentos ao público enquanto o samba é tocado.

Mulheres que comandam o bloco
Mulheres que comandam o bloco Mocidade Independente da Zona Leste

Zanza Simeão, cantora e compositora, estava grávida quando pensou falar de pastel, de cana-de-açúcar e outras coisas que só acontecem nas feiras livres da cidade. “Além de muito popular, a feira tem coisas únicas, como os gritos das promoções de cada banca. Há, também, o trabalho árduo dos feirantes”, diz Zanza. Ela e sua irmã Elisa, musicista, compuseram juntas o samba enredo do bloco. Clique aqui para ouvir.

Heloísa Justino, viúva de Benedito, diz que a Mocidade tem força feminina em seu comando e em sua música, nas figuras de Zanza e Elisa, e que assim deve continuar. Além dela e de mais três mulheres na administração da escola há, ainda, três netas “encaminhadas”.

Mocidade e Nenê

Débora Justino, presidente da Mocidade, conta que o bloco foi criado a partir de um desentendimento entre seu pai e Nenê, presidente da escola de samba Nenê de Vila Matilde.

“Com a briga, meu pai quis fazer algo pelo carnaval, mas não criar uma escola, porque seu grupo do coração ainda era a Nenê. Foi aí que Juarez da Cruz, um dos fundadores do Mocidade Alegre, falou para ele abrir o bloco”, lembra a presidente.

“Depois, a Mocidade Alegre batizou nosso bloco e nós oficializamos nossas cores verde, vermelho e branco por conta dela. Já a amizade do meu pai e Nenê, que era muito forte, voltou a ser o que era antes”.

A sede da Mocidade Independente da Zona Leste fica na esquina das ruas Ribeirão Jacu e Frutas de Caiapó, ao lado de uma praça que recebeu o nome do criador do bloco, Benedito Justino.

 

Renata Asp, 22, é correspondente de Itaquera
@renataasp_
renataasp.mural@gmail.com

Vander Ramos, 52, é correspondente do Itaim Paulista
@vander521
vander.mural@gmail.com