Moradia adequada é essencial para a efetivação dos direitos das mulheres

Integrantes do Blog Mural e idealizadoras do coletivo “Nós, mulheres da periferia”, assinam neste sábado (8) – Dia Internacional da Mulher – artigo publicado na seção Tendências e Debates da Folha de S. Paulo.

Intitulado “Nós, moradoras da periferia”, o texto apresenta as dificuldades e desafios das mulheres das margens da cidade, sob o olhar de quem vive nessas regiões. Mostra, ainda, que o direito à moradia está totalmente associado a outros problemas enfrentados pelo sexo feminino, como a má qualidade do transporte público e a violência doméstica.

“Para aquelas que moram na periferia, a distância faz o transporte virar um sufoco. Andar pela rua sem iluminação transforma o caminho em medo. Não ter a casa no próprio nome é sinônimo de redenção ao marido agressor ou, então, aos altos preços do aluguel.”

Escrito por oito jornalistas que vivenciam o universo feminino de bairros da periferia de São Paulo, o texto busca discutir e fortalecer o debate sobre o tema a partir, sobre e para essas mulheres.

 Clique aqui e confira o artigo na íntegra.

Em breve, o grupo também lançará o site de notícias  www.nosmulheresdaperiferia.com.br  para contar as histórias, dilemas e cotidianos de moradoras que vivem nas bordas da cidade.


Comentários

  1. Li o artigo que também foi citado no Congresso Nacional pelo Senador Eduardos Suplicy e achei magnífico não é fácil falar sobre as mulheres da periferia é um assunto que incomoda a nossa sociedade machista e retrograda e reabre não apenas feridas profundas mas, o debate em torno dessa questão tão quanto importante ao nosso país parabéns pela iniciativa estarei acompanhando.

Comments are closed.