Mural

Blog dos correspondentes comunitários da Grande SP

 -

Blog é escrito por correspondentes comunitários --em sua maioria estudantes ou já formados em jornalismo, mas, sobretudo, interessados em contar o que se passa na região em que moram, na periferia da Grande SP.

Perfil completo

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Desenhos de crianças de Paraisópolis são tema de exposição na USP

Por Blog

Qual a cidade em que vivem? Qual a cidade com que sonham? Crianças, de 8 a 11 anos, estudantes do CEU Paraisópolis, responderam a essas perguntas por meio de uma série de desenhos sobre o lugar no qual gostariam de viver e estar.

Esses desenhos deram vida à exposição “Cidade Vivida | Cidade Sonhada”, que será aberta para visitação gratuita do público na Tenda Cultural Ortega y Gasset, localizada na praça do Relógio da Universidade de São Paulo (USP), com abertura de lançamento hoje, dia 17, às 14. A exposição ficará na USP até 7 de junho, das 10h às 17h.

Desenho do estudante Guilherme de Jesus dos Santos
Exposição na Tenda Cultural Ortega y Gasset segue até o dia 7 de junho (Foto: Divulgação)

Além disso, como parte da exposição, também ocorrerão atividades específicas, que serão realizadas nos dias 17, 24 e 31. Neste sábado e no dia 31, arquitetos, professores e moradores de Paraisópolis formarão rodas de conversas sobre o presente e o futuro da cidade.

Já no dia 24, será realizada uma oficina na qual os participantes poderão discutir e também desenhar a cidade que imaginam.

As obras expostas são resultado de uma atividade proposta pelo pesquisador Eduardo Pizarro, 24, como parte de sua pesquisa de mestrado na USP em torno dos espaços livres de Paraisópolis.

Segundo ele, o evento tem a proposta de realizar o diálogo entre a esfera informal da favela e as formais da sociedade paulistana e da universidade.

“De modo específico, o objetivo é, a partir da leitura da expressão plástica de crianças, discutir o presente e o futuro dos assentamentos precários e da cidade de São Paulo como um todo”, afirma.

Vagner de Alencar, 27, é correspondente de Paraisópolis
@vagnerdealencar
vagnerdealencar.mural@gmail.com

 

 

Blogs da Folha