Mural

Blog dos correspondentes comunitários da Grande SP

 -

Blog é escrito por correspondentes comunitários --em sua maioria estudantes ou já formados em jornalismo, mas, sobretudo, interessados em contar o que se passa na região em que moram, na periferia da Grande SP.

Perfil completo

Publicidade
Publicidade

Lixo, consumismo e rolezinho são temas de peça de teatro na zona norte de SP

Por Blog

Durante o mês de maio, um grupo de teatro da Ong Mudança de Cena apresenta a peça “Consumidos”, em vários locais da zona norte de São Paulo, trazendo uma reflexão sobre o consumo.

O espetáculo é interpretado por cerca de 20 jovens participantes da oficina Fórum Verde, realizada pela Ong desde 2013, com o apoio do Fundo Municipal do Meio Ambiente da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente da Prefeitura de São Paulo, CEU Jaçanã e a Subprefeitura do Tremembé/Jaçanã.

O texto foi construído a partir de experiências vividas pelo próprio grupo, relacionando o ciclo de consumo à produção e descarte de resíduos sólidos na relação entre os jovens e o espaço urbano.

“Não sou tão consumista. Tenho vontades, mas me controlo, pois não é sempre que tenho dinheiro”, diz a estudante Alessandra Gomes Rodrigues, 14. Situação também vivida por Vanessa Moreira Guimarães, 15. “Tem coisas que todo adolescente deseja, mas eu não sou tão assim”.

Jovens em cena da peça "Consumidos" (Créditos: Divulgação)
Jovens em cena na peça “Consumidos” (Foto: Divulgação)

Entre os temas pesquisados estão os rolezinhos e o funk ostentação. Durante a peça, algumas pessoas da plateia são entrevistadas a respeito da sua relação com o bairro e, no final da apresentação, são convidadas a sugerir alternativas.

“Sou a favor dos rolezinhos se for sair para se divertir e sou contra se for para depredar. Tudo que é pacífico é certo”, conclui o estudante Denis Carvalho, 16.

Os jovens também avaliam que o lixo não é responsabilidade só dos governos, mas das pessoas, e estão mudando suas atitudes. “A culpa é da gente mesmo, porque as pessoas ainda jogam lixo nas ruas”, afirma o estudante Lênin Costa Zanoveli Miranda, 15.

“Antes do teatro, eu não ligava e jogava lixo na rua. Hoje não faço mais isso, carrego na bolsa até encontrar lixeira”, conta a estudante Alessandra.

Próximas apresentações:

18/05 – Praça Sto. Eduardo (Altura do 1.600 da Av. Guilherme Cotching) – Vila Maria, às 16h.

20/05 – Centro Comunitário Nossa Sra. Aparecida. Rua Condessa Amália Matarazzo, 13 – Jd. Peri, às 15h.

25/05 – Associação de moradores de Vila Sabrina. Avenida Jardim Japão, 73 – Vila Sabrina, às 9h.

 

Aline Kátia Melo, 30, é correspondente da Jova Rural
@alinekatia
alinekatia.mural@gmail.com

Blogs da Folha