Mural

Blog dos correspondentes comunitários da Grande SP

 -

Blog é escrito por correspondentes comunitários --em sua maioria estudantes ou já formados em jornalismo, mas, sobretudo, interessados em contar o que se passa na região em que moram, na periferia da Grande SP.

Perfil completo

Publicidade
Publicidade

Empresa faz propaganda velada no entorno da Arena Corinthians

Por Blog

Uma das patrocinadoras da Copa do Mundo no Brasil, que começa na quinta  (12), a Coca-Cola conseguiu implantar a sua identidade visual em estabelecimentos comerciais próximos da Arena Corinthians, na zona leste de São Paulo. O estádio será palco da cerimônia de abertura do Mundial.

O Mural contabilizou ao menos 40 pontos comerciais com a identidade visual da empresa em um raio de 4 km da arena entre os bairros de Patriarca e Itaquera. A maior parte é de lanchonetes, restaurantes e bares, mas também há açougues, casas de materiais de construção e até mesmo clínicas veterinárias. Todos foram pintados de vermelho e ganharam a tipografia com as curvas características da marca.

Os comerciantes dizem que os estabelecimentos foram revitalizados. Segundo Marco Aurélio, 34, dono da lanchonete Mané Donald’s, que fica em frente à estação Artur Alvim, a empresa não ofereceu dinheiro pela ação. “Vieram aqui e fizeram a proposta de pagar pela tintura, colagem de adesivos e implantação de uma placa com o nome da minha empresa”, afirma. “Foi bom porque fizeram uma manutenção no meu comércio. E de graça. Ficou mais atrativo e acho que vou trazer mais clientes para cá”, diz.

X

Os estabelecimentos estão com publicidade velada, segundo o publicitário Marco Antonnio, 24. Ele afirma que, ao não pagar por esse tipo de ação, só a empresa de refrigerantes sai no lucro. “A relação é desproporcional. Porque a Coca-Cola Company oferece algo que custa pouco e tem um retorno de marca muito superior. Isso porque quando alguém olha essas lojas já sabe que existe ligação com a Coca.”

Segundo a prefeitura, os estabelecimentos não podem ser autuados porque a Lei Cidade Limpa (14.223) não traz nenhuma restrição à publicidade velada. Em nota, a subprefeitura da Penha afirma que 22 estabelecimentos foram multados em abril por estarem em situação irregular em Artur Alvim , mas não soube precisar se há relação com a publicidade da Coca. A multa para cada estabelecimento autuado na lei é de R$ 10 mil.

Após a publicação deste post, a Coca-Cola informou por meio de sua assessoria que segue todas as normas e leis implementadas no estado. Segundo a empresa, a pintura das fachadas e a propaganda no interior dos estabelecimentos são uma contribuição em parceria com os varejistas de Itaquera.

Luís Adorno, 20, é correspondente de Vila Jacuí
@luisadorno
luis.adorno.mural@gmail.com

SAIBA MAIS

– Morador vê Copa do Mundo como promessa de melhorias em Itaquera
– Jovens lançam documentário sobre impactos da Copa em Itaquera
Confira dois lugares para ver jogos da Copa em Itaquera

 

Blogs da Folha