Em Carapicuíba, ruas são decoradas para a Copa do Mundo

Por Blog

Moradores da rua Mambai no Jardim Tonato, em Carapicuíba, na Grande São Paulo se reuniram desde  às 7h do último domingo (8) para finalizar a decoração para a Copa do Mundo.

O Mural acompanhou a mobilização dos adultos e crianças. No domingo de calor intenso, se ajudavam e davam sugestões uns aos outros de como elaborar as reproduções em um ambiente de cumplicidade e união.

Habituados a realizar eventos no local, como a festa junina, os moradores também aproveitaram a Copa do Mundo e iniciaram os preparativos da decoração, que chegou a reunir 30 pessoas.

X

“Eu decidi ajudar e hoje todos nós acordamos cedo para deixar a rua mais bonita”, diz o estudante Vinícius Souza, 15.

Inicialmente, a intenção dos moradores era apenas desenhar uma bandeira, mas assim que viram os esboços feitos pelo segurança Leonardo Araújo, 30, todos decidiram colorir a rua, de cerca de, 150 metros de extensão, com as ilustrações dele.

“Fiz o rascunho de possíveis desenhos em uma folha de papel e fui de porta em porta mostrar aos vizinhos. Eles gostaram e então começamos a nos organizar para comprar os materiais”, conta Araújo, que diz não gostar do Fuleco, o tatu-bola mascote da competição.

Tintas látex e pincéis foram comprados com a arrecadação feita pelos envolvidos. “Os valores foram arrecadados de acordo com a boa vontade de cada um, cada um ajudou com que o tinha”, conta o aposentado Gervásio da Silva, 50, ou “Gê”, como é conhecido pelos amigos.

A vizinhança foi avisada com antecedência para que não circulassem com veículos no local. “É cansativo, mas quando nos reunimos para fazer fica animado”, conta Araújo.

“Antes eu achava que não iria ficar legal, mas depois que pintamos ficou bacana”, afirma o mestre de obras Fernando Fabiano, 34, ao dar os últimos retoques do boneco símbolo do mundial.

A vizinha do número 9b também decidiu ajudar, cedeu o muro da residência para que seja instalado um telão, que foi alugado, para a exibição da abertura e do primeiro jogo, no dia 12.

“Em 2010, já havíamos feito isso e agora é para manter a tradição. Sendo aqui no Brasil a gente que fazer mesmo, mas seria bonito se o governo ajudasse”, desabafa Araújo.

“Semana que vem irei na [rua] 25 de Março comprar mais fitinhas para decorar a nossa rua. Lá é mais barato”, garante Gê, que aposta na vitória do Brasil por 2 a 0 no jogo de abertura.

Anderson Ferreira, 25, é correspondente de Carapicuíba
@anderson2908
andersonferreira.mural@gmail.com