Mural

Blog dos correspondentes comunitários da Grande SP

 -

Blog é escrito por correspondentes comunitários --em sua maioria estudantes ou já formados em jornalismo, mas, sobretudo, interessados em contar o que se passa na região em que moram, na periferia da Grande SP.

Perfil completo

Publicidade
Publicidade

Em dias de jogos, morador de Itaquera enfrenta dificuldade em ônibus

Por Blog

A periferia de São Paulo também vêm sofrendo com o aumento do trânsito por conta dos jogos da Copa 2014. Em Itaquera, bairro na zona leste que sedia seis jogos do campeonato mundial, moradores afirmam que o desvio de veículos da área do estádio e as novas rotas de ônibus têm prejudicado a circulação na região.

Os dois primeiros jogos em Itaquera foram feriados; um na abertura da Copa e outro de Corpus Christi. Mas no terceiro, última segunda-feira (23), sendo somente ponto facultativo, os trabalhadores do bairro percorreram o novo trajeto dos ônibus e reclamaram da alternativa, que chegou a deixar os usuários dentro dos coletivos por cerca de uma hora e meia.

Em entrevista ao Mural, o prefeito Fernando Haddad se surpreendeu com a informação de que, em dias de jogos, há morador de Itaquera que demore uma hora para chegar ao metrô. “Estou recebendo essa informação agora. Dessa demora toda eu não estava sabendo. Preciso falar com o Secretário de Transportes para encontrar uma solução”, afirmou o prefeito.

Rua Carolina Fonseca, na Vila Santana, está recebendo linhas de ônibus diferentes nos dias de jogos
Rua Carolina Fonseca, na Vila Santana, está recebendo linhas de ônibus diferentes nos dias de jogos

O centro comercial de Itaquera e as vilas de seus arredores são as regiões mais afetadas. “Da Vila Progresso, a mais próxima do centro do bairro, demorou quase uma hora e ainda não cheguei no metrô. O caminho alternativo está prejudicando quem precisa trabalhar”, diz Victor Solera, de 23 anos, que estava caminho do metrô para chegar ao Tatuapé. “O problema é explicar isso para o chefe”.

Ao entrar nos coletivos, alguns passageiros são alertados pelo cobrador: “Melhor passar a catraca depois, porque vai demorar para chegar e o tempo de integração do bilhete vai diminuir”, diz um cobrador da linha Metrô Itaquera/Vila Verde que não se identificou.

A Arena Corinthians ainda vai receber mais três jogos, dentre eles a partida entre Coréia do Sul e Bélgica, nesta quinta (26), às 17h. A SPTrans informou que  a região de Itaquera terá uma operação especial no transporte esse dia e que irá facilitar o acesso dos paulistanos e turistas às estações de transporte de massa para a circulação na região.

Os desvios dos transportes públicos ocorrem em Itaquera por conta de uma determinação da Fifa, que proíbe a circulação de pessoas que não tenham ingressos ou credenciais de moradores em um raio de dois quilômetros a partir do estádio.

Parte da avenida Radial Leste fica fechada e somente em um ponto dela é permitida a entrada de ônibus que levem os passageiros até a estação e terminal Itaquera.

Os ônibus que antes passavam pela Radial Leste, com até quatro pistas para veículos, agora precisam utilizar a Avenida Campanella, que possui apenas uma e, em alguns trechos, duas. Os itinerários são modificados seis horas antes e duas horas após o término da partida.

Renata Asp, 23, é correspondente de Itaquera
@renataasp_
renataasp.mural@gmail.com

Blogs da Folha