Mural

Blog dos correspondentes comunitários da Grande SP

 -

Blog é escrito por correspondentes comunitários --em sua maioria estudantes ou já formados em jornalismo, mas, sobretudo, interessados em contar o que se passa na região em que moram, na periferia da Grande SP.

Perfil completo

Publicidade
Publicidade

Blog apresenta profissão de jornalista para alunos de escolas públicas de SP

Por Blog

Após um mês de recesso, que neste ano adiantou o calendário escolar em inúmeras redes de ensino devido a Copa do Mundo, alunos de todo o país retornam às aulas nesta semana. E é aproveitando o início do segundo semestre letivo que o Blog Mural lança o projeto “Mural nas Escolas”.

A partir deste mês, o blog irá realizar encontros com turmas de ensino médio de escolas públicas de São Paulo para apresentar o Mural e falar para esses jovens sobre a profissão de jornalista e a atuação dos correspondentes comunitários do blog.

A iniciativa é coordenada pelo correspondente de Paraisópolis e mestrando em Educação pela PUC-SP, Vagner de Alencar, 27, que será acompanhado sempre pelo correspondente na escola de sua região, onde tenha estudado ou até mesmo trabalhe. A primeira instituição a ser visitada será a Escola Estadual Professor Antonio José Leite, onde a correspondente de Pedra Branca, Francine Mantovani, 30, dá aulas de língua portuguesa.

Crédito: Megafone Man/Flickr/Bondidwhat
Crédito: Megafone Man/Flickr/Bondidwhat

Os encontros vão ocorrer quinzenalmente até o final do ano e já estão pré-marcados bate-papos em escolas de diferentes regiões da Grande São Paulo. O objetivo, além de mostrar o trabalho do mural e do correspondente para a comunidade, pode ser até atrair possíveis novos blogueiros, nos próximos anos.

Quem tiver interesse em receber o Mural na escola, basta entrar em contato com Alencar pelo email vagnerdealencar.mural@gmail.com.

Outros projetos

Desde 2010 hospedado no site da Folha, o blog tem cerca de 50 correspondentes, que buscam retratar a realidade dos bairros onde moram.

Para além das publicações diárias, o “Mural nas Escolas” passa a fazer parte de um trio de iniciativas que pretendem aproximar ainda mais os correspondentes locais com os moradores de seus bairros.

O “Meu Mural” , coordenado pelos correspondentes Marina Lopes, 23, e Humberto Müller, 23, correspondente da Penha e Mairiporã, respectivamente, é outra iniciativa lançada no último mês. O projeto é um espaço dedicado à publicação de fotos de leitores a partir da pergunta “Onde está a sua arena?”. Fotógrafos amadores ou profissionais tiveram até ontem (13) para enviar fotografias que mostrassem peculiaridades sobre o dia a dia de quem mora nas diversas regiões da Grande São Paulo.

O outro projeto do Mural é a “Expo Mural”, também em andamento desde junho, busca realizar exposições nos bairros da Grande São Paulo com as publicações realizadas pelo blog. A iniciativa é encabeçada pelos correspondentes Cleber Arruda, 33, (da Brasilândia) e Patrícia Silva, 25, (Campo Limpo), que realizam a primeira ação no dia 3 de junho, com a mostra de de 15 matérias sobre Perus, durante um evento cultural realizado no bairro.

Vagner de Alencar, 27, é correspondente de Paraisópolis
@vagnerdealencar
vagnerdealencar.mural@gmail.com

Blogs da Folha