No CEU Sapopemba, garoto treina para ser campeão brasileiro de karatê

Por Blog

Os treinos em um tatame simples não impediram o sonho do estudante Mateus Coelho, 14, de se tornar um campeão brasileiro de karatê. Terceiro lugar no Campeonato Brasileiro da União Shorin-Ryu de 2012, após enfrentar representantes de mais de 20 estados brasileiros, ele deve alcançar a faixa preta, mais alta da modalidade, até o fim do ano.

O treino do adolescente ocorre aos sábados, no período da tarde, no CEU Sapopemba (Centro Educacional Unificado), zona leste da capital paulista. De olhar tímido, mas com voz impostada, ele fala sobre o plano de participar novamente do campeonato, equivalente a uma espécie de ‘Brasileirão’ do futebol. Desta vez, pretende superar o resultado anterior.

“Eu gosto bastante de viver o karatê e, se possível, gostaria de participar novamente e chegar mais longe, ser campeão. Na primeira vez que participei, cheguei à terceira colocação [com a faixa marrom, a segunda mais importante]. Eu não esperava chegar tão longe. A minha meta é alcançar a faixa preta e tentar de novo, seguir treinando, nunca desistir disso”, contou ao Mural.

Alunos iniciam os treinamentos na tarde do sábado
Alunos iniciam os treinamentos na tarde do sábado

Mateus treina com outras 20 crianças e adolescentes, com idades entre 6 e 16 anos. O projeto começou há cinco anos, após vencer uma licitação na prefeitura. No entanto, o contrato acabou no fim do ano passado. Mesmo sem contar com apoio, para não encerrar as atividades, o sensei Marco Gomes,43, voluntário e morador da região, continuou a treinar a garotada.

“Senti que esse projeto não poderia simplesmente ser acabado, já que rendeu bons frutos. Eu, que acompanho a cada um desde o começo, percebo a evolução, não apenas esportiva, mas na formação educacional, disciplinar e humana”, contou o professor.

Outro faixa marrom da turma é João Vitor Barros, 14, que também planeja chegar ao nível mais alto da modalidade até o  fim do ano. “Eu comecei como uma forma de passar o tempo, só que acabei me apaixonando pelo karatê. Cada vez mais me sinto incentivado a continuar”, disse.

Mateus (à esquerda) e João vão passar por testes em novembro para em busca das faixas pretas
Mateus (à esquerda) e João vão passar por testes em novembro para em busca das faixas pretas

As aulas também atraem a atenção dos mais novos. A costureira Viviane Félix, 31, levou o filho, Estevam, 6, para ingressar nos treinamentos. “Já procurava há algum tempo matriculá-lo em algum esporte e ele se mostrou interessado em participar. Gostou do primeiro dia e já quer vir nos próximos fins de semana”, comentou.

Os treinamentos de Karatê são gratuitos e ocorrem aos sábados, às 15 horas. O CEU Sapopemba fica localizado na rua Manuel Quirino de Matos, s/n. Mais informações pelo telefone (11) 2075-9112.

Lucas Meloni, 24, é correspondente do Sapopemba
@LucasMeloni
lucasmeloni.mural@gmail.com

SAIBA MAIS:

Campeã paulista de caratê treina judô para chegar ao Rio 2016
Ex-campeão promove aulas de boxe gratuitas embaixo de viaduto de Perus
Escolinha de futebol oferece aulas gratuitas para jovens da Vila Clara