Mural

Blog dos correspondentes comunitários da Grande SP

 -

Blog é escrito por correspondentes comunitários --em sua maioria estudantes ou já formados em jornalismo, mas, sobretudo, interessados em contar o que se passa na região em que moram, na periferia da Grande SP.

Perfil completo

Publicidade
Publicidade

Sem prazo para inauguração, hospital no Jabaquara continua em reforma

Por Blog

O Hospital Vila Santa Catarina, antigo Hospital Santa Marina, no Jabaquara, zona sul da capital, continua sem data para reabertura à população. Fechado há mais de dois anos, após falência da rede privada, o hospital foi comprado pela prefeitura em 2013 por R$ 59,4 milhões com promessa de inauguração até o primeiro semestre deste ano. Em obras, a nova unidade hospitalar do SUS (Sistema Único de Saúde) é aguardada com ansiedade pelos moradores.

Após sofrer um acidente de moto, o auxiliar de obras, Edson Silva, 56, foi levado para o Hospital Piraporinha, no município de Diadema, na grande São Paulo. “Me disseram que não havia vaga lá no [hospital] Saboya, por isso me levariam para o Piraporinha”, comentou Edson, enquanto mostrava o braço direito envolvido por faixas. “Espero que o novo hospital tenha mais médicos e o atendimento seja melhor que nos outros”, completa.

Cansada de ter que pegar ônibus toda vez que vai ao hospital, Isolina Garcia, 62, não sabia que o antigo Hospital Santa Marina agora teria atendimento pela rede pública. “Sempre faço minhas consultas no posto de saúde, mas quando preciso de atendimento de urgência vou ao Hospital Saboya. Agora espero que seja melhor”, diz a moradora, surpresa com a notícia.

Isolina faz parte de uma parcela de 28 mil habitantes maiores de 60 anos que mora no bairro, segundo informações do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Como ela, quem vive na região da Vila Santa Catarina tem que se deslocar de carro ou transporte público até o hospital mais próximo, o Hospital Artur Ribeiro de Saboya, há 18 minutos a pé ou 15 minutos de ônibus.

X

Para a empresária Ana Maria, 39, a inauguração do hospital irá trazer de volta os clientes que perdeu após o fechamento da unidade, quando ainda era da rede privada. “Tenho uma lanchonete no final da rua do hospital. O público foi embora junto com ele [Hospital Santa Marina], agora, espero que volte”, comenta.

A reportagem do Blog Mural visitou os entornos da obra do Hospital Vila Santa Catarina e observou que ainda há muito mobiliário antigo empilhado na parte interna do hospital. Entre mesas, armários e cadeiras, uma placa anuncia as três fases da obra como concluídas: terreno, projeto executivo e licitação.

Com uma população de aproximadamente 220 mil habitantes, segundo dados do IBGE, a região do Jabaquara conta, atualmente, com atendimento em um hospital público, o Hospital Artur Ribeiro de Saboya. Há cerca de 40 minutos de distância, de ônibus, da Vila Santa Catarina, o Hospital Pedreira, ligado ao Governo do Estado, é a segunda opção para quem procura por atendimento médico de urgência.

Conforme exigência do Ministério da Saúde, o número ideal de leitos por habitante é de 2,5 a 3 leitos por cada mil habitantes, número longe da realidade da região. Atualmente a zona sul conta com 0,7 leitos para cada mil habitantes, e na região do Jabaquara o número cai para 0,4 leitos, segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde.

Segundo a Secretaria, o prazo de inauguração do Hospital Vila Santa Catarina teve que ser revisto em razão da realização de audiência pública e pedidos de informação do Ministério Público (MP) sobre a parceria com a Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein, que irá administrar o hospital por meio de recursos federais. As reformas de readequação e instalação de novos equipamentos também foram motivos para revisão do prazo de abertura.

A Secretaria informa que até o fim deste semestre uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA III), alocada no mesmo prédio do hospital, deve ser inaugurada com capacidade para atendimento a 500 casos de urgência e emergência por dia. Quando inaugurado, o Hospital Vila Santa Catarina contará com 260 leitos.

Vagner Vital, 24, é correspondente do Jabaquara
@vagnervital
vagnervital.mural@gmail.com

 

Blogs da Folha