Mural

Blog dos correspondentes comunitários da Grande SP

 -

Blog é escrito por correspondentes comunitários --em sua maioria estudantes ou já formados em jornalismo, mas, sobretudo, interessados em contar o que se passa na região em que moram, na periferia da Grande SP.

Perfil completo

Publicidade
Publicidade

Estudante de Paraisópolis que viajou aos EUA está em coma após se afogar

Por Blog

O estudante Douglas Ribeiro, 20, que viajou ao Estados Unidos para apresentar um artigo sobre Paraisópolis, se afogou em uma piscina e está internado em um hospital de Mobile, no Alabama. Ele está na UTI, em estado de coma.

De acordo com Leidiane Silveira, 21, amiga de Douglas, que também mora em Paraisópolis, o estado dele é gravíssimo. Segundo ela, os funcionários do hotel encontraram Douglas afogado na piscina no sábado (6), porém só conseguiram comunicar à família na tarde desta segunda. “Ficamos sabendo hoje. Uma brasileira que vai participar do mesmo congresso que o Douglas conseguiu nos avisar”, conta.

Ainda de acordo com Leidiane, laudos médicos indicam que o coração de Douglas está batendo e o pulmão funcionamento normalmente, porém foi necessário entubá-lo para drenar a água do corpo do universitário.. As causas do acidente ainda são desconhecidas. “Os médicos disseram que ele ficou cerca de 40 minutos debaixo d’água. Estou aqui na casa dele, acompanhando tudo e orando para que tudo ocorra bem e ele saia dessa”, afirma.

Leidiane seguiu os conselhos de Douglas e conseguiu o valor necessário para estudar em Portugal
Douglas Ribeiro ao lado da amiga Leidiane Silveira

Douglas viajou para os Estados Unidos, na sexta (5). Ele apresentaria seu artigo sobre a relação entre educação e negócios sociais em Paraisópolis, a segunda maior favela de São Paulo, ainda esta semana na Universidade do Sul de Alabama, na cidade de Mobile, durante o World Leisure Congress, que acontece até o dia 12. Ele cursa o quinto semestre de Turismo e Lazer na USP.

No mês passado, com a ajuda de Douglas, Leidiane criou uma vaquinha online para arrecadar recursos, após ter sido admitida no curso de Economia na Universidade de Coimbra, em Portugal.

De acordo com ela, a mãe do jovem, Luciene Ribeiro, pretende viajar ainda hoje aos EUA para acompanhar o estado do filho. “Alguns professores do Douglas estão ajudando com as passagens e a burocracia para a emissão do visto”, diz.

Longe das margens

O tour internacional acadêmico do jovem pesquisador teve início em maio deste ano, quando ele teve seu artigo sobre turismo nas favelas aceito em um congresso na Universidade de Postdam, na Alemanha.

O jovem também teve um estudo, que aborda como projetos privados podem contribuir para garantir o direito ao lazer aos moradores de Paraisópolis, aprovado no quinto Congresso Iberoamericano de Animação Sociocultural, que acontece de 16 a 19 de outubro na cidade portuguesa de Leiria.

Ainda em Portugal, Douglas também tinha presença confirmada para apresentar um trabalho sobre envelhecimento saudável que realiza, desde o início do ano, no Hospital das Clínicas de São Paulo.

 

Douglas Ribeiro durante apresentação de artigo sobre turismo nas favelas, em abril, na Universidade de Postdam, na Alemanha
Douglas Ribeiro durante apresentação de artigo na Universidade de Postdam, na Alemanha, em abril

No segundo semestre deste ano, o estudante passou a ser convidado por professores de escolas públicas para compartilhar suas experiências com alunos de ensino fundamental. “Eu disse para eles que a vida da gente é como um rio: você se acomoda de um lado da margem ou decide atravessá-lo para ver as oportunidades que existem do outro lado. Ou então segue o fluxo do rio, sem estar em lugar nenhum”, revelou em uma entrevista concedida no mês passado.

“Falei para eles que poderia ter parado na margem, na 8ª série, mas resolvi atravessar o rio e cheguei no ensino médio. E, ainda naquela margem, eu conheci o que seria a universidade. O oceano pode ser uma Secretaria ou um Ministério”, revelou.

*Atualizado às 20h40 desta segunda-feira (8/9)

Vagner de Alencar, 27, é correspondente de Paraisópolis
@vagnerdealencar
vagnerdealencar.mural@gmail.com

Blogs da Folha