Mural realiza exposição e troca de ideias no Jardim Damasceno 

Por Blog

“A mídia só mostra o caos na periferia: calçada quebrada, esgoto a céu aberto… Deveriam mostrar o que temos de bom aqui”. Essa é a opinião da manicure Celia Aparecida Camargo de Albuquerque, 57, durante um bate-papo com os correspondentes do blog na 2ª Expo Mural, realizada no sábado (13), no Jardim Damasceno, zona norte de São Paulo.

Célia e sua mãe, a aposentada Maria Conceição Camargo, 77, visitaram a tenda do Mural, onde um painel comportava 20 reportagens da região produzidas pelo correspondente comunitário Cleber Arruda.

Os frequentadores do evento puderam rever histórias, sugerir pautas e conversar a respeito do papel da mídia na cobertura das periferias da cidade.

“A Expo Mural é uma chance de nos apresentarmos e ampliarmos nosso canal de comunicação com as quebradas. Muitos moradores já saíram em reportagens nossas, mas não acessam a internet e outros tantos precisam saber que estamos a serviço deles”, diz Arruda.

X

Para o vendedor Fernando Ferreira, 31, a cobertura da mídia sobre a periferia é “ruim”. “Retrata apenas parte da diversidade que existe, olhando sempre para questão da violência a partir do medo que possuem”.

Sobre o Mural, ele avalia: “Gosto muito da linha de reportagem, pois mostra as iniciativas e as organizações que nascem para as necessidades específicas de cada bairro.”

A exposição ocorreu durante a 5ª Feira de Saúde Sustentável do bairro, no parque linear do Canivete, no qual foram realizadas atividades voltadas para a promoção de saúde, lazer e cultura local. O evento foi gerido pela UBS Silmarya, em parceria com associações do entorno e com moradores.

Expo Mural

A Expo Mural é um projeto itinerante que expõe os trabalhos realizados nas comunidades retratadas pelo Mural e busca aproximar leitores e correspondentes. O evento é organizado pelos muralistas Cleber Arruda (Brasilândia), Patrícia Silva (Campo Limpo), Regiany Silva (Cidade Tiradentes) e Thaís Santana (Anhanguera).

Jéssica Costa, 23, é correspondente de Taipas
@eujessicacosta
jessicacosta.mural@gmail.com

SAIBA MAIS:

Perus vive ‘mini Virada Cultural’ por recuperação de fábrica abandonada

Feira da Saúde Sustentável mobiliza moradores do Jardim Damasceno