Projeto no Jardim Ângela resgata cultura afro-brasileira

Por Blog

Há dez anos, os moradores da zona sul de São Paulo podem conferir cultura afro-brasileira, comida típica, música e poesia.

Toda última sexta-feira do mês, a Casa Popular de Cultura M’Boi Mirim realiza o Panelafro, evento de manifestação da cultura popular organizado pelo grupo Espírito de Zumbi, com a participação de grupos culturais da região do Jardim Ângela e entorno.

De acordo com o coordenador Gel Nascimento, 33, cerca de 300 pessoas participam do Panelafro. O público é diversificado: têm crianças, jovens, alunos das escolas da região, estrangeiros e idosos.

“O nome Panelafro surgiu para fazer uma referência à mistura de ritmos, danças e sabores herdados da cultura afro-brasileira que são a base do grupo. Assim buscamos valorizar, divulgar e difundir essa cultura, além de oferecer o ambiente socializador para a comunidade”, afirma.

Durante o evento, há diversas atrações com apresentação dos ritmos característicos do grupo Espírito de Zumbi como afoxé, cangira, capoeira, ciranda, samba de coco e samba de roda. Há, também, distribuição gratuita de um prato da culinária brasileira, apresentação de grupo artístico da região e declamação de poemas pela comunidade e poetas.

Evento conta com dança afro e capoeira (Foto: Divulgação)
Evento conta com dança afro e capoeira (Foto: Divulgação)

A pedagoga e moradora do Jardim Ibirapuera, Andréia Tenório, 29, diz que frequenta o espaço desde o início do projeto e acha importante ter eventos como esse para oferecer lazer e cultura na periferia. “Gosto de ir no Panelafro para dançar ciranda e samba de coco, trocar ideias, conhecer pessoas e os grupos da região, deveria ter em mais lugares”.

No grupo participam diversos artistas da região como Gel Nascimento (coordenador), Arakunrin (Mestre de Capoeira e fundador), Gilberto Fonseca (Cantor e fundador), Cíntia Araújo (percussionista), Luiz Spinola (percussionista), Rabi Batuqueiro (percussionista), Wanderson Cartezini (percussionista), Marina Lisboa (cozinheira e dançarina), Shirley Santos (arte-educadora de Dança afro), Keila Oliveira (dançarina) e Talita Leandro (dançarina).

Panelafro – Av. Inácio Dias da Silva, S/Nº – Piraporinha, z/s, SP.  Tel. (11) 5514-3408. Toda última sexta-feira do mês, a partir das 19h. Grátis.

Cíntia Gomes, 30, é correspondente do Jardim Ângela
@cintiamgomes
cintiagomes.mural@gmail.com