Orquidário em Guarulhos resgata mais de 60 espécies em obras do Rodoanel

Por Blog

No último dia 18 foi inaugurado em Guarulhos, na Grande São Paulo, um orquidário com plantas resgatadas do local onde está sendo construído o trecho norte do Rodoanel na Serra da Cantareira.

O Orquidário Público da Cidade, no Bosque Maia, reúne cerca de 1200 plantas de várias espécies que estão em exposição para o público desde que abriu as portas.

No dia da inauguração, os visitantes assistiram ao show do cantor Lenine e puderam acompanhar uma palestra liderada pelo biólogo Luciano Zandoná, da Secretaria do Meio Ambiente de Guarulhos.

“Fizemos o resgate de sessenta espécies, o que é um número bom, mas a tivemos que selecionar somente algumas, pois não daria para salvar tudo”, explicou o biólogo.

Esta é a primeira ação de resgate de vegetação feita pela Secretaria do Meio Ambiente da cidade. Em parte das vias onde estão sendo feitas obras, foram realizados cálculos para que áreas de mata densa não sejam atingidas. Porém, o desmatamento e a perda de espécies de flora e fauna são inevitáveis.

Apesar de o racionamento persistir em Guarulhos há anos, as plantas não podem viver sem água. Elas são regadas conforme a necessidade e com água de reuso.

Após resgate de algumas espécies, o orquidário já conta com mais de 1.200 plantas. Foto: Carol Porne
Após resgate de algumas espécies, o orquidário já conta com mais de 1.200 plantas. Foto: Carolina Porne

Aliás, reuso é palavra-chave no espaço, que foi construído com materiais de construção reaproveitados e de itens reciclados. É o caso das as chamadas “telhas verdes”, feitas de garrafas PET e grades de ventiladores velhos que se transformaram em vasos suspensos.

Até a fibra de coco, um dos substratos em que as flores são plantadas, é resultado de reciclagem. “Fizemos um acordo com os vendedores de coco aqui do Bosque Maia. Recolhemos as frutas consumidas e fazemos a fibra artesanalmente”, contou o biólogo.

O espaço oferecerá diversas atividades não somente para os orquidófilos, mas para os fãs de plantas em geral. Haverá um dia por semana em que será possível tirar dúvidas sobre o cultivo de orquídeas e até mesmo levar plantas de casa.

A data, no entanto, não está definida. Mas o público, no dia do evento,  não quis esperar: ao final da palestra, as pessoas foram tirar dúvidas sobre suas flores.

No local ainda há um espaço onde os produtores locais podem vender suas plantas.

O Orquidário Público de Guarulhos fica na avenida Papa João XXIII, na altura do número 219, e está aberto diariamente.

Carolina Porne, 25, é correspondente de Guarulhos
carolporne.mural@gmail.com
@carolinaporne

SAIBA MAIS
Três anos após inauguração, parque Vila Jacuí sofre com falta de manutenção
Inaugurada há 9 meses, praça das Bandeiras em Carapicuíba está suja e sem iluminação
Moradores da Vila Ema fazem protesto por parque no bairro