Mural

Blog dos correspondentes comunitários da Grande SP

 -

Blog é escrito por correspondentes comunitários --em sua maioria estudantes ou já formados em jornalismo, mas, sobretudo, interessados em contar o que se passa na região em que moram, na periferia da Grande SP.

Perfil completo

Publicidade
Publicidade

Blog Mural é tema de artigo aprovado na Universidade do Porto, em Portugal

Por Blog

A periferia de São Paulo está a um passo de cruzar o Atlântico e dar notícias em terras portuguesas. O blog Mural teve um artigo aceito no IV Congresso Internacional de Ciberjornalismo, que tem como tema nessa edição a “Qualidade e Credibilidade no Ciberjornalismo”. O evento acontece nos dias 4 e 5 de dezembro, na Universidade do Porto, em Portugal.

A pesquisa conta a experiência e o trabalho realizado pelo Mural na cobertura da periferia, a partir do jornalismo colaborativo e da quebra dos estereótipos propagados pela “grande mídia”.

Desde o surgimento do Mural, em 2010, os mais de 40 correspondentes da capital e Grande São Paulo têm publicado histórias diárias nos mais de 40 bairros cobertos pelos jornalistas e estudantes de jornalismo, em sua maioria. As publicações têm escancarado os problemas no transporte, na saúde, na educação, e, sobretudo, denunciado a falta de planejamento, infraestrutura e investimento na oferta de serviços públicos da cidade.

 

arte: Regiany Silva
arte: Regiany Silva

O artigo foi submetido pelos correspondentes Vagner de Alencar, 27, de Paraisópolis, e Livia Lima, 27, de Artur Alvim. Alencar cursa mestrado em Educação pela PUC-SP e é autor do livro “Cidade do Paraíso – Há vida na maior favela de São Paulo”. Já Livia é mestranda no programa pós-graduação em Estudos Culturais da USP-Leste.

O congresso vai reunir estudos de pesquisadores de vários países como Brasil, Finlândia, França, Itália, Reino Unido, Egito, Turquia, Nigéria, Dinamarca, República Checa, Rússia, Moçambique e Timor-Leste, bem como de Portugal.

Vaquinha

Sem qualquer tipo de apoio financeiro para o custeio da viagem, o correspondente Alencar criou a vaquinha on-line “Ajude o Mural a cruzar o oceano” para arrecadar R$ 3.500  –destinado às passagens e estadia em Portugal.

Também neste ano, de forma independente, o Mural deu vida a três novas iniciativas: o Mural nas Escolas, a Expo Mural, e o Meu Mural, que desenvolvem ações para se aproximar ainda mais das comunidades e de seu público local.

Vagner de Alencar, 27, é correspondente de Paraisópolis
@vagnerdealencar
vagnerdealencar.mural@gmail.com

Blogs da Folha