Mural

Blog dos correspondentes comunitários da Grande SP

 -

Blog é escrito por correspondentes comunitários --em sua maioria estudantes ou já formados em jornalismo, mas, sobretudo, interessados em contar o que se passa na região em que moram, na periferia da Grande SP.

Perfil completo

Publicidade
Publicidade

​Professores voluntários criam curso de preparação para o Enem em Taipas

Por Blog

Num domingo quente, ensolarado, e pra lá de convidativo para um passeio, cerca de 50 jovens e adultos na Parada de Taipas,  na região noroeste da capital, já têm compromisso marcado: assistir das 8h às 17h aulas de revisão em história, matemática e outras matérias.

A cena se repete toda semana no Centro Educacional Infantil Fé e Alegria, onde um cursinho preparatório para o Enem é dado de forma voluntária por professores da região.

“É muito motivador ver a participação. Ao final, muitas dúvidas sanadas e outras criadas. Parece que sete horas não é tempo suficiente”, avalia Alan “Kira” Rezende da Silva, 32, professor de Geografia e um dos idealizadores.

Ele relembra que a ideia surgiu em 2011, quando pensou em algo em que pudesse ajudar moradores do bairro a entrar na universidade.

O casal Miriam Guedes, 29, e Marcos Galego, 49. Ambos retomaram os estudos e tentam ingressar na Engenharia. (Foto: Jéssica Costa / Mural)
O casal Miriam Guedes, 29, e Marcos Galego, 49. Ambos retomaram os estudos e tentam ingressar na Engenharia. (Foto: Jéssica Costa / Mural)

A questão que faltava para o cursinho começar era o espaço, resolvida pelo vendedor Fernando Ferreira, 31, que indicou o CEI Fé e Alegria.

Os idealizadores ressaltam que todo o trabalho é voluntário – desde o local cedido pelos jesuítas, as diretrizes pedagógicas e a preparação de lanches e refeições, oferecidos gratuitamente nos intervalos.

Ferreira auxilia na parte burocrática, como inscrições e material, enquanto Kira coordena a parte metodológica e pedagógica.

“Cada aula compreende uma área de conhecimento exigida pelo Enem”, explica Kira. “Para os alunos sentirem-se mais próximos ao tema, é disponibilizada uma apostila com um simulado uma semana antes [da prova]”.

“É legal o esforço deles de nos manterem lá. Tem café-da-manhã, almoço e lanche, tem música nos intervalos e os professores se misturam mesmo à turma”, comenta Beatriz Costa, 16, estudante  que pretende ingressar no ensino superior em 2015, na área de Engenharia Elétrica.

 Alan "Kira" Rezende da Silva (à esq., de amarelo) e Fernando Ferreira (ao centro, de azul), idealizadores do projeto (Foto: Divulgação / Facebook IntensivoEnem)
Alan “Kira” Rezende da Silva (à esq., de amarelo) e Fernando Ferreira (ao centro, de azul), idealizadores do projeto ao lado dos alunos (Foto: Divulgação / Facebook IntensivoEnem)

O público, porém, não se limita só a este perfil, e vai de jovens no ensino fundamental a adultos, que acabam de concluir o supletivo ou são formados e buscam outra carreira.

É o caso de Mirian Guedes, 29. Ela tem licenciatura em Matemática e foi na aula do supletivo que conheceu o aluno e, hoje, namorado Marcos Galego, 49.

Comerciante, Galego afirma que já queria voltar aos estudos, e agora “não quer mais parar”: decidiu emendar o supletivo com o curso superior. O casal pretende começar, juntos, a estudar Engenharia.

SERVIÇO

As aulas se iniciaram em 31 de agosto, mas ainda dá tempo de participar – o curso é aberto ao público, e encerra domingo (26). A última aula será um “simulado” do Enem, com resolução e discussão das questões.

O Enem – Exame Nacional do Ensino Médio ocorre nos dias 8 e 9 de novembro em todo o Brasil, e seu resultado serve para quem queira se inscrever no Sisu (Sistema de Seleção Unificada) e também pelo Prouni (Programa Universidade para Todos), ambos para o ensino superior.

Intensivo Enem – Domingos, 9h – 17h. CEI Fé e Alegria – Estrada de Taipas, 3630,  Jd. Rincão. Site: facebook.com/IntensivoTaipasEnem

Jéssica Costa, 23, é correspondente de Taipas
@eujessicacosta
jessicacosta.mural@gmail.com

LEIA MAIS:

Cursinho promove vaquinha para transporte dos alunos

Estudantes do ensino médio veem escola com descrença

Blog apresenta profissão de jornalista para alunos de escolas públicas de São Paulo

Blogs da Folha