Mural

Blog dos correspondentes comunitários da Grande SP

 -

Blog é escrito por correspondentes comunitários --em sua maioria estudantes ou já formados em jornalismo, mas, sobretudo, interessados em contar o que se passa na região em que moram, na periferia da Grande SP.

Perfil completo

Publicidade
Publicidade

Usuários reclamam de mudanças em itinerários dos ônibus na zona norte

Por Blog

A alteração de linhas de ônibus na zona norte tem levado moradores a improvisarem para fazer os trajetos até o terminal Tucuruvi. Ao menos sete ônibus na região tiveram mudanças nos últimos anos.

Antes, os coletivos 121-G Parque Novo Mundo / Metrô Tucuruvi, 175-P Santana/ Metrô Ana Rosa e 107-T Tucuruvi/ Pinheiros saíam do terminal Tucuruvi e passavam por dentro de bairros da região. Contudo, elas tiveram itinerários reduzidos.

É o que reclama a professora de história, Júlia Alves, 27. Moradora da Vila Medeiros, na zona norte, ela sentiu falta de algumas linhas que passavam próximo de sua casa.

“Antes o ônibus que eu pegava para ir ao centro ia de um terminal ao outro, enquanto hoje preciso fazer “baldeações” até chegar ao meu destino. Tenho que sair mais cedo de casa, e voltar mais tarde”, diz.

Linha 121-G Pq Novo Mundo/ Tucuruvi foi uma das que sofreram alterações (Foto: Patrícia Visconti/Blog Mural)
Linha 121-G Pq Novo Mundo/ Tucuruvi foi uma das que sofreram alterações (Foto: Patrícia Visconti/Blog Mural)

A professora de dança do ventre Amanda Novo, 25, prefere voltar para casa caminhando ao esperar nas filas em horário de pico no terminal, depois de retornar do centro.

Ela caminha por pelo menos 20 minutos para chegar ao bairro do Parque Vitória. “Os ônibus que saem do Terminal Tucuruvi e dão muita volta para chegar”, afirma.

“Eles dizem que aumentam a frota, mas mesmo assim é muito lotado e se perde muito tempo”, aponta estudante de psicologia, Ana Carolina Leite, 25.

Há também outras linhas na zona norte que tiveram seus trajetos alterados, como a 107P/10 Mandaqui – Pinheiros, 1757/10, Conjunto dos Bancários – Metrô Santana, 209P/10 Cachoeirinha – Terminal Pinheiros e 848L/10 Recanto dos Humildes – Terminal Pirituba.

A SPTrans informou que as mudanças foram iniciadas em 2010, com o objetivo de reorganizar o transporte público na região. Diz que os cortes em algumas linhas foram inevitáveis para que a locomoção nos bairros fosse realizada por veículos menores, enquanto o trânsito entre outras regiões da cidade e ao centro são feitos pelos maiores.

A empresa ressalta, ainda, que as alterações “visam diminuir o intervalo entre as linhas e aumentar a oferta de transporte público aos moradores da zona norte, possibilitando viagens mais rápidas aos usuários”.

Patrícia Visconti, 29, é correspondente da Vila Medeiros
@Pavisconti 
patvisconti.mural@gmail.com

 

Blogs da Folha