Placas advertem, mas não indicam ecopontos no Itaim Paulista

Por Blog

No Itaim Paulista, região no extremo leste de São Paulo, moradores se queixam da falta de informação em placas colocadas pela prefeitura em diversos pontos do bairro, que advertem sobre o descarte de entulho.

A placa fala sobre multa de R$ 15.172,40, de acordo com a lei 13.478/02, para quem depositar de forma irregular resíduo de qualquer natureza (em vias, passeios, canteiros, jardins, áreas e logradouros públicos) acima de 50 quilos. Com peso menor que este, o valor é de R$ 632,19. Além disso, o informe diz para procurar o ‘Endereço Mais Próximo’, sem mencionar onde é.

“Com a informação incompleta como vou jogar meu entulho que a coleta regular não recolhe? Já ouvi falar de um serviço chamado cata-bagulho que a prefeitura tem, mas essa informação não é tão clara”, reclama a auxiliar de serviços Fatima Gonçalves, 50. Ela é moradora da Rua Pereira de Faro, onde há uma das placas ‘incompletas’.

Placa sem endereço do ecoponto, próximo ao Parque do Itaim Paulista (Foto: Cacau Ras/Blog Mural)
Placa sem endereço do ecoponto, próximo ao Parque do Itaim Paulista (Foto: Cacau Ras/Blog Mural)

O informativo não dá opções nem informa onde o cidadão pode encontrar um Ecoponto, espaços disponibilizados para a coleta de objetos e materiais que não devem ser descartados no lixo comum. Os locais são utilizados para resíduos que, devido ao grande volume, precisam de tratamento específico por causa do potencial de contaminação.

De acordo com o site da prefeitura, o Ecoponto mais próximo está no Jardim das Oliveiras, aproximadamente 4km dos locais onde existem reclamações. O bairro possui vários pontos viciados em que não é difícil encontrar lixo e entulho, como as ruas Rio Massambu, Mendes de Faria, Tristão Achaval e Alfredo Moreira Pinto, esta última próximo ao Parque Central do Itaim Paulista.

“Dá vontade de deixar o lixo bem debaixo da placa só por ironia”, diz o profissional de transporte Marcelo dos Santos, 42. “A informação pela metade, isso não se faz com a população”.

Pereira de faro com entulho jogado (Foto: Cacau Ras/Blog Mural)
Rua Pereira de Faro com entulho jogado, próximo a placa (Foto: Cacau Ras/Blog Mural)

Em nota a Secretaria de Serviços da Prefeitura do Município de São Paulo respondeu que, segundo o Consórcio Soma, “as placas indicativas de multa são colocadas em locais identificados como “pontos viciados”, isto é, locais de descarte irregular de entulhos e outros tipos de resíduos. Porém, elas funcionam apenas como um alerta e um apelo. Seu caráter é mais educativo”.

Cacau Ras, 35, é correspondente  do Itaim Paulista
@cacauras
cacauras.mural@gmail.com

SAIBA MAIS:

-Moradores na zona norte reclamam de pontos viciados de lixo

-Ex-catadora de lixo se torna empresária no ramo da reciclagem no Itaim Paulista

– População discute como acabar com lixo no Jardim Damasceno