Moradores de Guarulhos reclamam da falta de estrutura em pista de caminhada

Por Blog

Em Guarulhos, na Grande São Paulo, quem anda por uma pista de caminhada localizada entre as ruas Reinaldo César de Oliveira e Tsuyako Okada Kudama Su, no Jardim City, encontra diversos obstáculos. Os problemas incluem desde a falta de segurança, até a quantidade de lixo espalhado pelo local.

A moradora Simone Monteiro, 45, analista de exportação e importação, diz ficar apreensiva com a falta de segurança do local. “Eu fico preocupada porque muitos idosos e crianças frequentam ali, por ter um parque perto e por ser um lugar tranquilo. Chega a ser triste as péssimas condições que encontramos”.

A falta de segurança no local acontece devido ao esgoto a céu aberto, que está presente no meio da pista. Além do mau cheiro, não existe uma barra de segurança para evitar quedas e possíveis acidentes.

Em algumas partes da pista não existe segurança para evitar quedas no esgoto a céu aberto
Em algumas partes da pista não existe segurança para evitar quedas no esgoto a céu aberto

A pista fica ao lado do Parque City Las Vegas, que é bastante movimentado aos fins de semana. No entanto, o local não possui um espaço específico para quem prefere praticar a corrida como um esporte. Por isso, durante toda a semana, no período da manhã, é na pista que os moradores buscam uma distração.

“A falta de iluminação impede que os moradores caminhem à noite, tanto pelos problemas que encontramos, como o lixo e a falta de segurança, mas também por não ser possível caminhar nessas condições”, comenta a estudante e moradora da região Carla Gomes, 19.

A sujeira também é outro problema presente no lugar. A falta de lixeiras suficientes faz com que o morador tenha que interromper o seu exercício para desviar do lixo que está jogado no chão.

Lixo causa desconforto para quem frequenta o local
Lixo causa desconforto para quem frequenta o local

“O mínimo para quem vai correr ou até mesmo caminhar é não ter buracos no meio da pista ou da rua. O grande problema de quando encontramos obstáculos como esse é que, além de poder causar acidentes, atrapalha o nosso rendimento como atleta”, explica o morador do bairro, Osvaldo Lima, 42, empresário.

Quando questionado sobre o lixo, o empresário diz que além de ser um trabalho da Prefeitura, a população também tem culpa nisso. “Se quem mora no bairro não se conscientizar, o problema com o lixo não vai acabar tão cedo”, afirma.

O local passou por algumas reformas para melhorias na pista, mas ainda é possível notar a falta de nivelamento e os buracos encontrados no meio do caminho. Além disso, a falta de iluminação também é outro ponto destacado pelos moradores. O Blog Mural entrou em contato com a prefeitura de Guarulhos, mas não teve retorno até a publicação.

Localizada no bairro do Jardim City, em Guarulhos, a pista de caminhada é aberta e não tem horário para funcionamento.

Esgoto a céu aberto fica entre a pista de caminhada
Esgoto a céu aberto fica entre a pista de caminhada

Jéssica Souza, 23, é correspondente de Guarulhos.

jsouza.mural@gmail.com