Blog Mural se apresenta para alunos de comunicação em Mogi das Cruzes

Por Blog

O Blog Mural e o coletivo Nós, mulheres da periferia apresentaram seus trabalhos no dia 27 de novembro para alunos do curso de comunicação da Universidade Braz Cubas em Mogi das Cruzes, região metropolitana de São Paulo.

O correspondente de Paraisópolis, Vagner de Alencar, 27, mestrando em Educação pela PUC-SP, conduziu a palestra sobre o Mural, explicando desde o surgimento do blog até a realização dos trabalhos dos correspondentes.

O repórter também lembrou quais foram as matérias que tiveram maior repercussão durante esses 4 anos do Mural e quais são os projetos para o futuro.

Vagner de Alencar e Lívia Lima explicam como surgiram os coletivos Blog Mural e Nós, mulheres da periferia (Créditos: Ana Luiza)
Vagner e Lívia explicam como surgiram os coletivos Blog Mural e Nós, mulheres da periferia (Foto: Ana Guedes)

Luis Alexandre Sousa Araújo, 48, publicitário, disse que se encantou com os propósitos do Mural. “Falar de tudo um pouco, fatos relevantes e necessários à grande comunidade periférica, não só da capital paulista, mas toda grande São Paulo sem ser pejorativo, como instrumento de utilidade pública e apoio comunitário. Me emocionei ao perceber que uma ideia tão simples poderia fazer tanto bem”.

Lívia Lima, 27, mestranda pelo Programa de Estudos Culturais da Escola de Ciências de Humanidades da Universidade de São Paulo, é uma das fundadoras do coletivo Nós, mulheres da periferia e também correspondente do bairro de Artur Alvim, zona leste de São Paulo, no Blog Mural.

A jornalista contou como surgiu o coletivo e qual o seu objetivo, mostrando como elas trabalham para mudar a imagem das mulheres da periferia tratando de temas relacionados a elas, tanto para leitoras residentes dessas regiões como para quem está fora dela.

A professora Lia Maria Leal, que leciona para os cursos de comunicação da universidade considera muito interessante o foco dos dois projetos. “Trabalhar o cotidiano das populações esquecidas pelos poderes públicos e dar-lhes voz torna-se, cada vez mais, uma questão de sobrevivência dessas comunidades e o jornalismo praticado pelos coletivos em questão cumpre muito bem esse papel”.

Flávia Gonçalves Souza, 22, estudante de jornalismo disse que já conhecia o Blog Mural e acredita na sua importância em retratar os lados positivos da periferia. “Eles buscam ressaltar as particularidades e necessidades que existem em comum em determinadas comunidades e regiões. Isso é fundamental para a população desses locais”.

Jéssica Suellen, 24, é correspondente de Mogi das Cruzes
@JessicaSuellen_
jessicasuellen.mural@gmail.com

SAIBA MAIS:

Mural completa quatro anos e discute periferia em debate

Blog Mural é tema de artigo aprovado na Universidade do Porto, em Portugal

Mural e Nós, Mulheres da Periferia participam de debate no youPIX