Mural

Blog dos correspondentes comunitários da Grande SP

 -

Blog é escrito por correspondentes comunitários --em sua maioria estudantes ou já formados em jornalismo, mas, sobretudo, interessados em contar o que se passa na região em que moram, na periferia da Grande SP.

Perfil completo

Publicidade
Publicidade

Festival reúne bandas de rock do extremo leste em São Miguel Paulista

Por Blog

Quando se fala em evento de rock, logo se pensa na região da Rua Augusta, na área central de São Paulo. Entretanto, no extremo leste da capital ainda sobrevivem vários grupos do gênero que, por vezes, disputam espaços com o samba, rap, funk e forró.

Para lembrar que os grupos de rock ainda sobrevivem na região, a agência Central Leste Notícias (CLN) promoveu no domingo (30) o evento “CLN Festival” e convidou quatro bandas de rock que fazem sucesso fora dos bairros onde nasceram: Wiseman, A Primitiva Sociedade Romântica, Alta Voltagem e Elevadores. [Veja o vídeo abaixo]

Quem passava pela frente da Casa de Cultura de São Miguel Paulista, logo entrava para conferir o som que rolava no segundo andar. Foram seis horas de show, com direito a coquetel para as bandas e brindes aos integrantes.

Banda_Wiseman se apresenta (Foto: Vander Ramos/Blog Mural)
Banda Wiseman se apresenta no festival (Fotos: Cinthia Gomes e Jenny Ramos/Divulgação CLNl)

Segundo os músicos, raras são as iniciativas da própria periferia que fomentam a cultura musical da região. “O pessoal do rock se concentrou no centro e as periferias foram esquecidas. É bom que haja mais festivais como este”, diz Thiagones, vocalista e guitarrista da banda Wiseman.

O grupo conta ainda com Barreto no baixo, Daniel na guitarra e Rafael na bateria. Eles abriram o evento com nove músicas, em uma mistura de canções autorais e composições de bandas que os influenciam  como Nirvana, Quicksand, Dinossaur Jr., Farside e Bad Religion.

Na sequência, o trio Alta Voltagem se apresentou. Com 13 anos de carreira, eles tocaram 12 faixas de autoria própria e animando a galera com Breakout e Times Like These, do Foo Fighters, clássicos como Pet Sematary, do Ramones, Maniac, de Michael Sembello e fecharam com o tema do filme Ghostbuster – Caça Fantasmas na versão brasileira.

A estudante universitária Fátima Nunes, 23, acompanhou os shows. Ela afirma gostar do rap, mas que o rock ainda toca seu coração por influência dos pais que sempre falam das músicas de sucesso do grupo Queen. “Meu pai foi fã do Freddie Mercury e sempre toca os LP’s em casa. Pensei que ia crescer fã do rock, mas gostei do rap. Agora com estas bandas adotei o rock.”, conta.

Alta Voltagem. Festival reuniu grupos de bairros do extremo leste (Foto: Vander Ramos/Blog Mural)
Alta Voltagem. Festival reuniu grupos de bairros do extremo leste (Foto: Cinthia Gomes e Jenny Ramos/Divulgação CLN )

Outro grupo a se apresentar, A Primitiva Sociedade Romântica vem da cena underground com influência do folk, new wave, heavy metal e grunge. Digão, vocalista e guitarrista, Fábio, baixista, e Nilson, na bateria, estão gravando em EP com quatro faixas e uma intro para o início do ano que vem.

O trio de São Miguel conta com um som diferencial em suas músicas, o saltério das montanhas apalache – instrumento de cordas posicionado horizontalmente para tocar e também chamado de dulcimer.

Encerrando o festival, foi a vez dos Elevadores, do Itaim Paulista, mostrar sua música. Acompanhados de amigos que cantavam suas músicas de cor, o quinteto tocou 12 músicas de sua autoria. Adriano Donello, 35, é morador de Guaianases e foi ao show prestigiar a banda Elevadores. “Seria bacana, futuramente, ter um festival desse de reggae”, sugeriu.

Renata Asp, 23, é correspondente de Itaquera
@renataasp_
renataasp.mural@gmail.com

Vander Ramos, 54, é correspondente do Itaim Paulista
@vander521
vander.mural@gmail.com

SAIBA MAIS:

Um Elvis Presley em São Miguel Paulista

Roqueiros do Damasceno lucram no mundo do forró

Em São Miguel, artista compõe sobre a Copa e faz sucesso

Blogs da Folha