Mural

Blog dos correspondentes comunitários da Grande SP

 -

Blog é escrito por correspondentes comunitários --em sua maioria estudantes ou já formados em jornalismo, mas, sobretudo, interessados em contar o que se passa na região em que moram, na periferia da Grande SP.

Perfil completo

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

‘Mural’ cria protótipos de aplicativos para impulsionar mídia local

Por Blog

Aplicativos para ajudar a encontrar um bom passeio ou localizar prestadores de serviços domésticos mais próximos foram duas das propostas criadas por correspondentes comunitários do Blog Mural, e aprovadas com premiações, durante o workshop Grande Pequena Imprensa de Inovação Digital.

O encontro foi realizado pelo Projor (Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo), nos dias 28 e 29 de novembro, com apoio do Google Brasil

Após o primeiro dia de palestras na sede do Google, os participantes desenvolveram protótipos de aplicativos móveis para serem usados pela imprensa local.

Carina Barros, 30, correspondente do Glicério, fez parte da equipe que desenvolveu a ideia que levou o primeiro lugar, com o aplicativo “Eu vou!”. A proposta é oferecer uma agenda cultural, com resenhas e notas dadas pelos usuários, criando um ranking para as opções de cultura e lazer.

O segundo lugar das boas ideias também saiu para uma equipe com integrantes do Mural. Narayhana Pereira, 24, correspondente de Itapevi, e Vander Ramos, 54, do Itaim Paulista, ajudaram a construir o “ QPMA- Quem Poderá Me Ajudar.”

Os correspondentes Jéssica Souza, Bianca Pedrina, Vander Ramos, Narayhana Pereira e Carina Barros
Da esq. para a dir., os correspondentes Jéssica Souza, Bianca Pedrina, Vander Ramos, Narayhana Pereira e Carina Barros

“A ideia surgiu devido à dificuldade de encontrar prestadores de serviço autônomos, como costureiras, encanadores, especialistas em reparos de eletrodomésticos, como geladeiras e máquinas de lavar”, explica Ramos.

Os vencedores receberam um certificado das instituições organizadoras, e prêmios como livros e cartões pré-pagos da Google Play. O primeiro lugar ganhou um Chromecast, aparelho que reproduz vídeos da internet na TV.

“O objetivo do evento foi mostrar a possibilidade de adotar novas tecnologias, novas mídias, para rentabilizar a operação jornalística, ou seja, transformar o conteúdo útil para seus leitores em um serviço pago e acessível por plataformas móveis, que hoje são a principal forma de acesso à internet”, explica Sandra Muraki,  coordenadora de Projetos e Parcerias do Projor.

Narayhana Pereira, 24, é correspondente de Itapevi
@narayhana
narayhana.mural@gmail.com

Blogs da Folha