Voluntários animam natal de crianças com câncer em Ermelino Matarazzo

Por Blog

No dia 13 de dezembro um grupo de voluntários visitou a Casa de Apoio à Criança com Câncer Vida Divina (CAVD), localizada em Ermelino Matarazzo, zona leste de São Paulo. A equipe compareceu ao local para entregar presentes de natal e animar o dia dos atendidos pela organização.

A iniciativa partiu da assistente social Lilolia Oliveira da Silva Penha, 38, e seu amigo de trabalho Wesley Félix, 20. Eles reuniram amigos e familiares para arrecadar alimentos, roupas e brinquedos para as 25 crianças acolhidas no local.

Criada há 13 anos por Benedita Dalvina de Souza, moradora da região que sofreu da doença, e mantida por sua filha após sua morte, a CADV recebe em Ermelino Matarazzo famílias de outros lugares do país que vêm para São Paulo para fazer o tratamento médico contra o câncer.

“Está sendo muito bom porque eles ficam o ano inteiro longe de casa e encontram aqui uma nova família”, relata Rosangela Machado Lopes, 57, coordenadora que administra a instituição.

X

É o caso da dona de casa Cleonice Gomes, 28, do Mato Grosso. Ela está há 10 meses na CAVD enquanto sua filha Maria Eduarda, 9, faz exames e tratamento para se curar do lúpus, problemas no fígado e osteoporose.

Durante este tempo Cleonice deu a luz ao segundo filho, Marcos Paulo, e ainda não pode apresentá-lo ao marido, que permanece no Mato Grosso. “Lá não se descobriria a doença que ela tem e desde que ela veio para cá, conseguiu estabilizar”, relata.

Já Maria Antônia Gonçalves, 39, sai do Acre a cada seis meses e é recebida na casa desde que suas filhas Ketlyn, 13, e Kelly, 15, eram pequenas. “Hoje a gente vem de avião, mas já viemos muitas vezes de ônibus, 3 noites e 4 dias de viagem”.

As meninas são atendidas no Hospital Santa Marcelina. Kelly, com síndrome de Down, faz tratamento no esôfago, e Ketlyn faz exames para diagnosticar a ocorrência de carne esponjosa no nariz.

Segundo a assistente social Lilolia, o evento de natal animou familiares e crianças que são atendidos na organização. “Senti que as famílias ficaram felizes, a gente agradou com uma conversa, um abraço, fizemos as crianças sorrirem”, relatou.

A Casa de Apoio à Criança com Câncer Vida Divina é mantida apenas por doações. Para mais informações, acesse o site (www.cavd.org.br)  da organização ou ligue para (11) 2545-2150/ (11) 2214-0399.

Lívia Lima, 27, é correspondente de Artur Alvim
@livialimasilva
livia.mural@gmail.com