Mural

Blog dos correspondentes comunitários da Grande SP

 -

Blog é escrito por correspondentes comunitários --em sua maioria estudantes ou já formados em jornalismo, mas, sobretudo, interessados em contar o que se passa na região em que moram, na periferia da Grande SP.

Perfil completo

Publicidade
Publicidade

Moradores relatam falta d’água em Caieiras desde sábado (10)

Por Blog

Em meio ao sol quente e temperaturas acima de 35ºC, moradores de Caieiras, município da Grande São Paulo, estão sem água desde o último sábado (10).

“Desde sexta-feira (9) ela foi e não voltou mais. Liguei na Sabesp em Franco da Rocha no setor de manutenção e uma funcionária informou que não tem previsão de retorno tão cedo. Motivo: represa em baixo nível”, afirma a assistente administrativa Maria Verônica Soares de Araujo, 32, moradora do Jardim Marcelino. Ela ressaltou que, antes disso, havia falta de abastecimento durante a noite.

Por conta da situação, moradores se mobilizaram por meio de uma página nas redes sociais, em que estão reunindo relatos sobre o assunto.

Os usuários apontam outros bairros sem água, como é o caso da Vila dos Pinheiros. A dificuldade em se comunicar com a Sabesp também é apontada como problema por  clientes, que reclamam de não ter previsão para a volta da água na região.

Moradora varre a rua em Caieiras, na GSP. Falta de água atinge bairros da cidade (Foto: Mariana Lima/Divulgação)
Moradora varre a rua em Caieiras, na GSP. Falta de água atinge bairros da cidade (Foto: Mariana Lima/Divulgação)

Segundo a empresária Juliana Xavier, 32, moradora do Serpa, um dos bairros mais populosos da cidade, a falta de água na região é constante e vem se agravando com o aumento das temperaturas. “Por aqui tem muitos moradores sem água, eu ainda tenho na caixa, mas na rua fecha todo dia a noite”, diz.

Para economizar e manter um pouco do estoque da caixa, Juliana tem usado a água de lavar roupas para limpar o banheiro e o quintal.

Segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências da capital Paulista), as temperaturas na região próxima de Caieiras passaram de 35ºC ontem nas estações meteorológicas de Perus e Pirituba e de 36ºC na de Tremembé.

Questionada sobre o problema em Caieiras, a Sabesp afirmou que, devido a manobras técnicas operacionais para a transferência de vazões dos Sistemas Guarapiranga e Alto Tietê, para atendimento de alguns bairros abastecidos pelo Sistema Cantareira, poderão ser constatados eventuais momentos de desabastecimento, especialmente nos pontos altos dos bairros. Porém, não informou prazo para a normalidade.

A empresa diz, ainda, que atua em regime de exceção na transferência entre sistemas produtores através do seu sistema integrado de abastecimento com o objetivo de diminuir a produção do Sistema Cantareira para atender a restrição de vazão imposta pela Agência Nacional de Águas (ANA) e o Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE).

Humberto Müller, 23, é correspondente de Mairiporã
@lagomuller
lagomuller.mural@gmail.com

SAIBA MAIS:

-Moradores buscam alternativas para o abastecimento de água na Grande SP

– Falta de água atinge banheiros das estações Luz e Brás

– Passageiros reclamam de interrupção da linha 7 da CPTM nos fins de semana

 

Blogs da Folha